Doces, Faça em casa, Lanches, Para a lancheira, Saudáveis

Iogurte grego caseiro

O preparo do Iogurte Grego consiste na retirada do soro que se forma após a fermentação, com a remoção do excesso de água é possível extrair um iogurte mais cremoso, consistente e rico em proteínas.

O preparo é muito simples, não dá trabalho e não requer grandes habilidades na cozinha, então já temos motivos de sobra pra fazer nosso iogurte em casa e deixar de lado os produtos industrializados.

Para fazer o Iogurte grego você vai começar preparando uma receita do Iogurte Natural. Confira os ingredientes e o modo de preparo nesse link.


Para a extração dos líquidos você vai precisar de uma peneira grande ou escorredor de massas, um pano de prato de algodão novinho e e bem limpo (lavado sem amaciante e sabão em pó) e uma tigela ou panela funda.

Modo de fazer:
Acomode a peneira sobre a tigela escolhida, acomode o pano cobrindo toda a peneira e despeje o iogurte natural sobre o pano.

Coloque uma tampa e leve para a geladeira por 4 horas ou mais até atingir a cremosidade desejada.

Após esse tempo você terá o soro no fundo do recipiente e na peneira um iogurte cremoso e bem consistente.

Retire da peneira, coloque em um pote fechado e guarde na geladeira por até 10 dias.

Para consumir você pode adicionar mel, algumas gotinhas de baunilha, frutas, granola e assim por diante. Você também pode usá-lo no preparo de diversos pratos.

A receita rende aproximadamente 1 litro de iogurte grego.

Você sabia que o soro é um líquido valioso? Aproveite o líquido que seria descartado para fazer um pão divinamente macio. A receita está aqui.