Aves, Carnes, Hambúrgueres, Lanches e Petiscos, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Sem Fritura

Hambúrguer de frango, abobrinha e aveia

Eu adoro hambúrguer e sempre que possível eu preparo em casa, muitas vezes faço o pão, a carne e todos os complementos, mas para evitar o consumo de pão eu gosto de servir apenas a carne, com batata-doce assada e uma saladinha. Fica maravilhoso e super saudável.

Falando em saudável criei essa receita usando ingredientes saudáveis e sem jamais abrir mão do sabor, o hambúrguer ficou bem cozido, úmido em função da abobrinha e com um sabor delicioso.

Ingredientes:
500 g de peito de frango
1 xícara (bem cheia) de abobrinha ralada (lado grosso do ralador)
1/2 xícara de aveia em flocos médios (aproximadamente)
3 colheres (sopa) de quinoa em flocos (se preferir substitua por mais aveia)
1 cebola média
2 dentes de alho
1/2 colher (sopa) de suco de limão
Ervas – usei manjerona, sálvia e alecrim
Sal
Azeite de oliva

Modo de fazer:
No processador* coloque o frango, a cebola e o alho e bata o suficiente para que os ingredientes fiquem picados formando uma massa. Não processe demais, é importante encontrar os pedaços de frango.

Em uma tigela coloque o frango, adicione as ervas picadas, a abobrinha, o limão, sal, a aveia e a quinoa. Misture até obter uma bola de massa uniforme e integrada. Dependendo da umidade da carne pode ser necessário acrescentar mais aveia ou quinoa.

Preaqueça o forno.

Modele os hambúrgueres para que fiquem com aproximadamente 2 cm de altura, no meu caso a receita rendeu cinco unidades.

Leve ao fogo uma frigideira sem óleo e aqueça bem, assim que estiver muito quente adicione um fio de azeite de oliva e coloque hambúrgueres (dois por vez), deixe no fogo até que os dois lados fiquem bem douradinhos, mas sem queimar.

Com os dois lados corados coloque-os em uma forma untada e leve ao forno. Deixe em forno médio por 10 a 15 minutos para garantir que fiquem bem cozidos no centro.

Observações:

Processador: Eu optei por preparar essa receita no processador, caso você não tenha pique a carne bem miudinha, até ficar parecida com carne moída e adicione os outros ingredientes.

Forno: você também pode fazer todo o preparo no forno, isso deve levar aproximadamente 30 minutos, mas pode variar muito em cada forno, o importante é garantir que o frango fique bem cozido e douradinho por fora.

– Air Fryer: Fazendo na fritadeira sem óleo (air fryer), os hambúrgueres congelados ficaram prontos em 15 a 20 minutos. Eles ficam douradinhos por fora e úmidos por dentro. Uma delícia!

– Congelamento: Modele os hambúrgueres, coloque-os em uma travessa forrada com filme plástico ou papel alumínio. Leve a travessa para o congelador, assim que eles estiverem bem firmes você pode empilhar, colocar em um saco plástico e guardar no freezer por 4 meses.