Doces, Sobremesas, Tortas

Torta de ricota com maçã | Bianco Latte

Hoje tem uma receita especial preparada para falar da parceria com a Bianco Latte, a indústria situada na cidade de Registro/SP produz uma gama super completa de produtos derivados do leite de búfala.

A empresa gerencia todo o processo, desde a criação e seleção dos animais até a produção e comercialização dos produtos. Isso garante a entrega de produtos de qualidade e super selecionados ao consumidor.

 

Atualmente a empresa comercializa o mussarela, frescal, ricota e bola no soro. Recebi um kit super completo desses produtos e todos tem muita qualidade e sabor. O queijo mussarela em barra foi um dos que mais me encantou com seu sabor e versatilidade, tenho usado em tudo, de sanduíches até em pratos assados, nesse caso o forno ressalta seu sabor, fica uma delícia.

Clicando aqui você pode conferir um pouco mais sobre a Bianco Latte e seus produtos.

É claro que para selar essa parceria temos que preparar uma receita deliciosa. E pra completar ainda fiz uma sugestão de salada ou entrada que não vou chamar de receita, mas é uma ótima e saborosa dica.

 

Torta de ricota e maçã

Ingredientes:
250 g de ricota (usei da Bianco Latte)
250 ml de leite
120 g de açúcar
120 g de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara de passas
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
4 maçãs pequenas em fatias
Gotas de limão
Canela em pó
Manteiga e farinha para a forma

Modo de fazer:
Unte com manteiga uma forma de fundo removível ou uma tarteira de aproximadamente 22 cm, polvilhe farinha e bata para remover o excesso.

Preaqueça o forno a 180º C.

Corte as maçãs em fatias de aproximadamente 0,5 cm, regue algumas gotinhas de limão para que elas não escureçam e reserve.

No liquidificador bata a ricota com o leite, açúcar e baunilha até obter um creme espesso e liso.

Coloque o creme em um recipiente e adicione a farinha mexendo bem para desfazer qualquer grumo.

Acrescente então as passas e o fermento, misture delicadamente. Despeje o creme na forma preparada e sobre ele acomode as maçãs dando uma leve pressionada para que elas entrem um pouco na massa, mas sem afundar as maçãs. Leve para assar por 40 minutos a 180º C.

Polvilhe canela e se desejar açúcar de confeiteiro.

Você pode fazer o teste do palito, ele deve sair limpo.

Figos com queijo e calda de vinagre balsâmico

Para a redução de balsâmico leve ao fogo 40 ml de vinagre balsâmico e 20 g de açúcar, em fogo baixo ferva até reduzir e engrossar um pouco. Corte figos em rodelas mantendo a casca, corte bolas de mussarela de búfala (no soro) em fatias grossas.

Acomode em um prato alternando o figo e as fatias de queijo, polvilhe cebolinha e regue com a redução de vinagre e está pronto.