Doces, Sobremesas

Tapioca brulée | Ohmybeer

Cada vez mais as pessoas têm valorizado novas experiências, hoje experimentar um prato vai além de alimentar-se, beber uma cerveja não tem a ver com matar a sede. Ambas situações são experiências de degustação e de análise, essa mudança nos deixou mais atentos aos sabores, aos aromas, às combinações e em função disso, momentos simples ou do cotidiano tornam-se especiais e cheios de significado.
Pensando nesses momentos, do cotidiano, mas não menos importantes, eu preparei essa receita básica, mas transformadora para uma caseira degustação. Recebi mais um quarteto de cervejas do clube Ohmybeer, sempre curto todas cervejas selecionadas por eles, mas uma delas me chamou atenção, foi a Crème Brulée Emelisse, cerveja produzida na Holanda.

Quem gosta de culinária sabe que o Crème Brulée um clássico da cozinha francesa e sucesso absoluto. É um creme aveludado, a base de creme de leite, ovos e com as deliciosas favas de baunilha, o toque final é o açúcar que é queimado usando maçarico na hora de servir.

Para harmonizar com essa cerveja eu queria preparar um brulée, mas estava buscando algo diferente, pois já postei receitas do creme tradicional aqui. Depois de muita pesquisa encontrei uma receita feita com tapioca, coco e maracujá. Me encantei com a mistura de ingredientes e achei que poderia gerar uma harmonização interessante.
A Crème Brulée Emelisse é uma cerveja marcante, com malte torrado que remete ao sabor daquela crostinha de açúcar queimado, seu amargor é presente e equilibra a degustação ela é perfeita para acompanhar sobremesas.
Além dessa delícia as escolhidas da Ohmybeer foram a belga Straffe Hendrik, a americana The Crisp e a brasileira Boo.
Clique nesse link pra conferir como você pode ser sócio da Ohmybeer.

Tapioca brulée

Ingredientes:
100 g de coco desidratado em flocos
200 ml de leite de coco
1 xícara de tapioca granulada
1 xícara de água morna
1 xícara de açúcar refinado
20 g de gengibre fresco ralado e espremido (utilizar só o suco)
1 xícara de suco de maracujá fresco
4 colheres (sopa) de açúcar cristal

Modo de fazer:
Em um recipiente misture o coco e o leite de coco e deixe descansando por 10 minutos.
Em uma tigela maior coloque a tapioca, o açúcar, a água morna, o gengibre, o suco de maracujá e  misture. Adicione o coco hidratado mexa até incorporar todos os ingredientes.
Coloque a tigela na geladeira por aproximadamente uma hora. Com esse tempo a tapioca vai hidratar e os ingredientes ficaram mais integrados, com menos líquidos. Nesse momento coloque a tapioca em potinhos individuais e leve para a geladeira por no mínimo 6 horas.
Na hora de servir polvilhe açúcar cada potinho e queime usando o maçarico.
O ideal para essa finalização é ter um maçarico, caso não tenha use o grill do forno, nunca fiz dessa forma, mas sei que não fica com aquela casquinha super quebradiça.
Uma outra técnica que sei que muitas pessoas usam é aquecer as costas de uma colher na boca do fogão, também nunca testei, mas pode ser uma boa solução. Nesse link tem uma demonstração.