Salgadas, Saudáveis, Sem Glúten

Pizza de couve-flor – SEM GLÚTEN

Os celíacos e pessoas que sofrem por problemas causados pelo glúten, literalmente sofrem com as tentações de comer massas, pizzas e outros produtos não tão óbvios, mas que também levam glúten. Nos últimos tempos têm surgido opções para substituir esses produtos e manter o prazer de comer.

Confesso que já tinha visto essa receita muitas vezes em blogs e fiquei desconfiada, achava que não poderia resultar em uma pizza gostosa. Até que um dia decidi arriscar e concluí que estava totalmente enganada, claro que não é igual a uma massa, mas é muito leve e gostosa. Eu não sou celíaca e nem faço dieta sem glúten, mas faço essa pízza pensando em ingerir menos carboidratos e principalmente porque é uma delícia..

Pesquisando percebi que a maioria das receitas leva somente muçarela, mas eu testei com ricota e dessa vez usei metade de cada, adorei as duas opções. Então você pode inventar usar queijos magros para reduzir a quantidade de gordura além da ingestão dos carboidratos.

Ingredientes:
2 xícaras de couve-flor (só as florzinhas)
1 ovo
1/2 xícara de muçarela ralada

1/2 xícara de ricota light ralada
1 dente de alho pequeno amassado
1/2 colher (chá) de noz moscada
Modo de fazer:
Para preparar essa receita você utilizar apenas as florzinhas da couve-flor, guarde os talos para preparar outra receita, um suflê, omelete, sopa…
Pique as flores finamente até obter uma espécie de farofinha, coloque estas flores em uma tigela que possa ir ao microondas, cubra com filme plástico, usando uma faca, faça vários furos no filme e leve para o microondas por 8 minutos em potência máxima. Durante esse tempo dê uma espiadinha, pois pode ter variação de um aparelho para outro. Queremos que elas fiquem macias, mas não escuras. Assim que estiverem prontas descarte o filme e deixe esfriando.
Agora misture todos os ingredientes com a farofa de couve-flor, misture bem, se necessário adicione sal, mas lembre que o queijo já é salgadinho.
Unte ligeiramente uma forma de aproximadamente 28 cm, espalhe a massa, pressionando com a mão até cobrir toda a forma e também para garantir que ela fique integrada.
Leve para assar no forno preaquecido por uns 15 minutos (180ºC a 200ºC), até que as bordas comecem a ficar bem douradinhas.
Retire do forno espalhe o molho que você desejar e leve de volta por mais uns 10 minutos.
Eu preparei um molho caseiro com cebola, tomates pelados, manjerona, espalhei sobre a pizza, cobri com queijo muçarela e finalizei com calabresa e orégano.
A partir de algumas receitas, mudei um pouco e fiz a minha estes são os blogs que me inspiraram  Temperaria e Oh my gula