Bovina, Carnes, Salgadas

Medalhão de filé ao molho de vinho tinto

A receita de hoje é uma perdição o vinho vem com um sabor marcante delicioso que contrasta com toda a delicadeza do purê de batata-doce que preparei para acompanhar o prato. É uma receita que não tem complicações no preparo e o resultado é super sofisticado e com sabores instigantes.

Como o vinho é a estrela principal do prato escolha um vinho de qualidade e arrase servindo essa delícia para a família e os amigos.

Medalhãoaomolhodevinho

Preparei essa receita para harmonizar com o vinho italiano Franconia D.O.C. que recebi do Clube dos Vinhos. Confira o post completo nesse link.

Ingredientes para o molho:
1 colher de manteiga
1 cebola roxa picada
30 ml de conhaque
30 ml de vinagre balsâmico
500 ml de vinho tinto seco (de boa qualidade)
1 colher (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha de trigo
120 g de manteiga
Sal e pimenta moída
1 ramo de alecrim
4 medalhões de filé ou contrafilé (usei o contrafilé)
1 colher (sopa) de manteiga
Modo de fazer:

Para o molho: Coloque a primeira colher de manteiga e a cebola roxa em uma frigideira de cabo comprido e refogue até ficar transparente. Adicione o conhaque e flambe*, acrescente o vinagre balsâmico e molho de soja e deixe reduzir.

Coloque um raminho de alecrim, o vinho tinto, deixe ferver até reduzir os líquidos a 3/4.

Em um recipiente coloque a farinha com a segunda colher de manteiga e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa e reserve.

Com o molho reduzido, acrescente a farofa (farinha + manteiga) aos poucos e vá misturando com um fouet (batedor aramado). Nem sempre é necessário colocar toda a farinha, a ideia é obter um molho cremoso.

Passe o molho por uma peneira, coloque o creme de volta na frigideira limpa e aqueça-o novamente, acrescente a manteiga sem deixar ferver, tempere com sal e pimenta.

Para os medalhões: Aqueça muito bem uma frigideira, adicione a manteiga, acomode os 4 medalhões e deixe até a face ficar bem selada. Vire a carne polvilhe sal sobre o lado que já está douradinho. Assim que o segundo lado estiver selado, vire, adicione sal e passe a virar para dourar as laterais mais rapidamente.

Para saber o ponto conte aproximadamente 2 minutos de cada face e 1 minuto em cada lateral.

Acomode o filé em um prato, regue com um molho e sirva com um purê bem cremoso ou um arroz branco. Eu servi com essa receita de purê de batata-doce.

*Como flambar: Adicione a bebida alcoólica, que nesse caso é o conhaque e incline ligeiramente a frigideira para o álcool incendiar, deixe flambar até acabar a chama.

Cuidados:
– Tenha uma tampa do tamanho da frigideira por perto, caso o fogo saia do seu controle, coloque a tampa para encerrar o processo.

– Use uma frigideira com cabo comprido para que você possa manter uma distância razoável do fogo.

Filé ao molho de vinho

8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *