Aves, Carnes, Salgadas

Grão Vizir Especiarias | Frango em Cubos com Tandoori Masala

Esse mês fechei uma parceria muito bacana, e como eu já falei por aqui, eu escolho muito bem os parceiros do meu blog, pois nada é mais importante que a relação de confiança que construí com meus leitores.

Essa parceria é com a Grão Vizir Masalas e Especiarias, empresa criada por Marcelo Nastari em meados 2008. A empresa tem tudo  a ver com o Mel e Pimenta, pois o foco da empresa é desenvolver produtos de qualidade em pequena escala sempre pensando no consumidor e suas experiências gustativas e olfativas, é um trabalho que envolve dedicação e muito carinho.

Os produtos da  Grão Vizir vêm dos mais variados cantos do mundo, sempre mantendo o cuidado na seleção de fornecedores e da qualidade dos produtos envasados.

A loja do Marcelo fica na Vila Romana em São Paulo, ainda não tive a oportunidade de visitar, mas pelas fotos percebe-se o charme e o cuidado presente em todos os detalhes, desde a decoração até nas embalagens pensadas especialmente para manter a qualidade do produtos, além de serem lindas.

Masalas e a magia da mistura de especiarias 
É na Índia, maior celeiro de especiarias do mundo, que surge o termo masala. Em português, traduz-se como mistura de especiarias, ervas, temperos. Pode designar uma mistura seca (como o Garam Masala), uma pasta (Green Masala), uma bebida (Tchai Masala) ou mesmo um prato temperado (Murgh Masala). A Grão-Vizir é especializada no preparo das masalas secas.

O Curry indiano é o principal exemplo de masala, mas quem acha que o curry é único de norte a sul, ignora o Kashmir Masala, o mix de especiarias da Caxemira, e o Panch Phoron Rajasthani, vindo do Rajastão. Ignora, também, que cada família tem o seu Garam Masala e o seu segredo para o preparo do Tchai. A diversidade é a tônica da culinária indiana e seus masalas nada mais são que o reflexo desta diversidade. O leque de alimentos e de especiarias disponíveis em cada região, as influências religiosas ou mesmo a filosofia de vida adotada são alguns dos fatores determinantes para o uso e combinação das especiarias.

 

As masalas preparadas pela Grão-Vizir são misturas secas e, em geral, baseadas em receitas tradicionais. Assim como ocorre no envase de ervas e especiarias, o primeiro passo para o preparo de uma masala é a limpeza das especiarias, ervas e flores que irão compor a tempero final. Em seguida, vem a torra, que deve respeitar a ordem de adição dos ingredientes.

Por fim, após o resfriamento natural, dá-se o processo de moagem. Uma granulação maior ou menor define o limite entre o sucesso e o fracasso. A pulverização excessiva leva à perda mais acelerada do aroma e do sabor. A maior granulação pode por em risco seus dentes.

Frango em Cubos com Tandoori Masala – Receita Grão Vizir
Além das embalagens serem lindas e funcionais, elas ainda carregam um charmoso bilhetinho com sugestão de receita usando a masala. Quando vi os ingredientes usados no Tandoori Masala (cardamomo, canela, páprica, cúrcuma e outros) eu não resisti e corri para a cozinha para preparar.
Ingredientes:
800g de peito de frango desossado (cortado em cubos)
1 limão tahiti
1 potinho de iogurte natural
2 colheres (chá) de Tandoori Masala 
1 colher (sopa) de óleo ghee (ou de milho / girassol)
2 colheres (chá) de sal
Modo de fazer:
Em um recipiente coloque o frango em cubos, o suco de 1/2 limão, sal e por fim o Tandoori Masala, misture tudo, cubra com filme plástico e deixe marinando por no mínimo 4 horas. Retire o frango da marinada, envolva com o óleo, coloque em uma assadeira e leve ao forno (220º) por 25 a 30 minutos. Acrescente o restante do limão e deixe por mais 10 minutos a 280º para ficar corado. Sirva com arroz basmati ou de jasmim, pão ou com a acompanhamento que preferir.

Minha conclusão sobre a receita…
Quando o frango estava no forno sendo assado, meu apartamento ficou tomado por uma mistura de aromas inexplicáveis, assim que o frango ficou pronto chegou a hora de degustar, meus sentidos, paladar e olfato experimentaram algo novo, único e incrível.

A maioria das especiarias usadas no preparo da masala não fazem parte do nosso dia a dia, isso tornou a minha a experiência de degustação um momento de descoberta, e é por isso que eu amo conhecer novos sabores e aromas, essas sensações abrem novos horizontes e percebemos que o sabor pode ir muito além do que imaginamos.

Mais sobre a Grão Vizir
Além das masalas e especiarias a loja também oferece produtos prontos como a Calda de vinho que pode ser usada em sobremesas, bolo e até em uma carne de cordeiro. Ainda tem bolos com castanhas, frutas secas, caponatas, risotos e assim por diante.
Grão-Vizir Masalas & Especiarias
Rua Marcelina, 563 Vila Romana – São Paulo/SP
Fone 11 3869.4559 / 2649.4559
Visite a loja virtual www.graovizirespeciarias.com.br