Chutneys / Geleias, Entradas, Salgadas

Chutney de Damasco com Queijo Brie | Para Allfood Importadora

Hoje trago mais uma novidade, a partir desse mês o Mel e Pimenta tem parceria com a Allfood Importadora de Alimentos. A empresa que atualmente tem sua sede na Mooca em São Paulo, iniciou suas atividades em 1996 como pioneira na importação de alimentos finos iniciando com os queijos franceses.
Com o passar dos anos a Allfood foi crescendo, se solidificando no mercado e investindo em novas tecnologias. Hoje a empresa tem em seu catálogo mais de 400 itens, são queijos, frios, vinhos, azeites, chocolates e diversos outros produtos. A empresa é referência e sinônimo de qualidade, sabor e tradição no mercado brasileiro.
Para selar essa parceria, a Allfood enviou um kit de produtos maravilhosos e de altíssima qualidade, afinal de contas não poderia ser diferente quando falamos de uma empresa que trabalha co produtos da alta gastronomia.
Manteiga Elle & Vire, manteiga produzida no coração da Normandia, região francesa reconhecida por produzir os melhores cremes do mundo. A manteiga é feita a partir de leite de altíssima qualidade já que as vacas são criadas em campo aberto e alimentam-se de ervas frescas.
Queijo Sait Agur que é da região Auvergne na França, feito com leite de vaca e mofo azul, é um queijo de personalidade, cremoso e mais suave que maioria dos queijos azuis.
Queijo Brie Ile de France, originário do norte da França é um queijo com uma incrível textura e cremosidade, com sabor suave e delicado. Confesso que depois de experimentar esse queijo eu cheguei a conclusão que não conhecia queijos brie de verdade.
Uma parceria tão bacana merece uma comemoração e para isso montei uma tábua para petiscar, preparei um chutney de damascos para servir com o queijo brie  e palitinhos de pão com parmesão para acompanhar.

Chutney de damasco

Ingredientes:
150 g de damasco picado em cubinhos
100 ml de água
50 ml de vinagre branco
4 colheres (sopa) de açúcar
1 pedaço de gengibre a gosto picado
1 colher (sobremesa) de mostarda dijon
1 dente de alho amassado
Modo de fazer:
Em uma panela coloque a água, o vinagre e o açúcar e leve ao fogo até ferver.
Em seguida junte os outros ingredientes e cozinhe em fogo abaixo até que o damasco esteja macio.
Conheci essa receita no blog Marola com Carambola.

Palitos de pão com parmesão

Essa receita é muito simples, você pode adequar de acordo com os ingredientes que você tem na despensa, eu usei um pão de centeio que testei aqui em casa e tinha ficado meio sem graça, sem chances de entrar para as receitas do blog. Assim ele foi consumido e ficou uma delícia.
Ingredientes:
Pão de sua preferência
1 ovo
1 colher (sopa) de iogurte ou creme de leite
1 colher (sobremesa) de mostarda
Tomilho ou orégano
Queijo parmesão ralado
Sal
Modo de fazer:
Aqueça o forno e unte uma forma.
Corte as fatias de pão em formato de palitos de 1 a 2 cm.
Em um prato misture o ovo, a mostarda, o iogurte, o tomilho e uma pitada de sal.
Coloque o queijo parmesão em outro prato.
Passe o um lado do pão no ovo, depois no queijo e repita o processo do outro lado. As laterais ficam sem cobertura.
Acomode os palitos na forma deixando um dos lados que tem queijo voltado para baixo, leve para assar em forno médio e assim que estiver dourado vire para deixar os dois lados uniformemente douradinhos e crocantes.
Preste bastante atenção a hora de assar, pois fica pronto muito rápido, aqui levou uns 10 minutinhos..