Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão de fubá e mel

Procuro fazer sempre pães integrais, são mais saudáveis e nós adoramos, mas às vezes bate aquela vontade de comer um pão branco. Pra saciar essa vontade, saí em busca de uma receita de pão fofo e saboroso e fui conquistada por esse pão de fubá e mel. O resultado ficou incrível, o pão superou todas as minhas possíveis expectativas.

A receita original sugere que o pão seja preparado na batedeira planetária, mas sem dúvida pode ser feito manualmente.


Ingredientes:

100 ml de água morna
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (chá) de açúcar
200 ml de buttermilk morno (1/2 colher de sopa de suco de limão + leite até completar 200 ml)
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/4 de xícara de mel
1 colher (chá) de sal
80 g de fubá
420 g de farinha de trigo

Modo de fazer:
Em um recipiente pequeno coloque a água, açúcar e o fermento e reserve.

Em uma panelinha coloque o limão e o leite, misture e deixe descansar por alguns minutos. Leve ao fogo apenas para amornar, o leite vai talhar, mas é assim mesmo. Reserve.

Na tigela da batedeira coloque o buttermillk, o mel e a manteiga derretida. Como o batedor de massas leves bata até integrar os ingredientes, acrescente o sal, o fubá e 1/2 xícara de farinha de trigo, bata até obter uma mistura cremosa. Acrescente o fermento e misture.

Agora troque o batedor, coloque aquele em formato de gancho para massas pesadas e vá acrescentando a farinha e deixando bater até incorporar tudo e obter uma massa uniforme e elástica.
Retire a massa da tigela, unte ligeiramente a tigela com azeite, coloque a massa de volta e gire para untar a massa. Cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.  Isso leva uns 25 a 60 minutos.
Com a massa crescida, coloque-a sobre a bancada, amasse um pouco para expulsar o excesso de ar, modele o pão no formato que desejar e coloque-o em uma forma média (usei uma de bolo inglês) untada e polvilhada com o fubá.
Cubra a massa e deixe crescer novamente por uns 40 minutos. Enquanto isso, aqueça o forno a 190C,
Leve o pão para assar até que fique douradinho na superfície e ao bater na parte de baixo emita um som oco ao dar batidinhas.
Essa receita vem do blog No calor do fogão que costumo pesquisar e já fiz vários pães,