Hambúrgueres, Lanches e Petiscos, Salgadas

Hambúrguer de shimeji com pão caseiro

Esse é sem dúvida um dos melhores hambúrgueres que já preparei, a vantagem de fazer o pão em casa, é um dos principais motivos de ter ficado tão gostoso. O sabor da cebola e do shimeji com shoyu também teve a sua enorme importância, o hambúrguer ficou suculento na medida certa. Simplesmente perfeito.

Não se assuste com o trabalho de fazer o pão e o recheio, pois nada pode ser tão compensador quanto experimentar algo tão saboroso e feito com carinho por você. Vale a pena.

Ingredientes (rende 6 pães):

3 xícaras de farinha (aprox., quanto mais calor e umidade no dia, mais absorvente vai ficar a farinha)
1 tablete de fermento biológico
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de leite integral aquecido
1/2 colher (sopa) generosa de manteiga
1/2 colher (sopa) generosa de margarina
2 colheres (sopa) cheias de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 ovo (dependendo do tamanho, você pode precisar de mais ou menos farinha na receita)
Maionese o quanto baste para untar os pães
Um pouco mais de farinha para polvilhar a bancada e a forma onde os pães irão assar.
Para o hambúrguer (rende 6 un):
1100 k de carne moída (de qualidade)
300 g de cogumelos shimeji
2 cebola roxas em rodelas
3 colheres (sopa) de manteiga
100 ml de shoyu
12 fatias de queijo cheddar
Azeite de oliva
Sal e pimenta
 
Modo de fazer os pães:

Em uma vasilha grande, misture a água morna com o fermento biológico para dissolvê-lo.

Em outro pote separado, misture a manteiga e a margarina no leite para que derretam. Essa mistura deve estar levemente morna na hora de misturar com os outros ingredientes.
Comece acrescentando o açúcar e o ovo na mistura de fermento e água mexa bem para diluir e integrar os ingredientes. Em seguida acrescente também a mistura de leite, com manteiga e margarina que já deve estar na temperatura correta e misture tudo.
Agora comece a acrescentar a farinha aos poucos, após colocar as duas primeiras xícaras você pode colocar o sal, vá misturando com uma colher até das liga. Acrescente a farinha conforme a massa for absorvendo. Quando a massa estiver mais consistente coloque a mão na massa.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e comece a trabalhá-la, vá esticando e dobrando a massa sobre si mesma para que fique bem sovada.
Faça isso por pelo menos 5 minutos para obter pães bem fofinhos. O segredo dessa etapa é não adicionar mais farinha do que realmente é necessário, a massa deve ficar molinha, mas não extremamente grudenta. Então vá enfarinhando a superfície e trabalhando a massa com paciência. Ela estará no ponto ideal quando estiver firme, mas grudando levemente nas mãos.
Polvilhe um pouco de farinha na mesma vasilha que você usou para fazer a massa, acomode a massa lá dentro, cubra com um pano limpo e deixe descansar por uma hora, a massa deve dobrar de tamanho.
Depois de uma hora, coloque a massa sobre a bancada, expulse ligeiramente o ar, divida a massa em seis partes iguais, boleie até formar pães redondinhos.  Acomode-os em uma forma enfarinhada e considere que eles ainda vão crescer mais, então deixe um espaço entre eles.
Cubra novamente e deixe descansar por 20 minutos.
Aqueça o forno em temperatura máxima 10 minutos antes. Na hora de colocar no forno, pincele delicadamente os pães com maionese e leve par assar por uns 15 a 20 minutos. Vai depender de cada forno.
Modo de fazer e montar os hambúrgueres:
Coloque a carne moída em uma tigela, tempere com sal, pimenta e coloque um fio de azeite de oliva.
Modele seis hambúrgueres de aproximadamente 180g cada, acomode-os em uma travessa e leve-a para o freezer por uns 20 minutos.
Para fazer o shimeji, retire os cogumelos do ramo e corte a cebola. Agora em uma frigideira grande ou uma panela wok refogue os cogumelos e a cebola na manteiga até a cebola murchar e o cogumelo ficar macio. Acrescente o shoyu e cozinhe até reduzir e engrossar os líquidos. Experimente, mas provavelmente não será necessário adicionar sal, pois o shoyu já leva muito sódio. Reserve.
Agora é a hora de fazer os hambúrgueres, aqueça bem uma frigideira, regue um fio de azeite de oliva, coloque os hambúrgueres (máximo dois por vez) deixe selar e dourar bem de um lado, em seguida vire e assim que esse lado também estiver bem dourado, coloque uma fatia de queijo cheddar e tampe a frigideira. Deixe por alguns minutos para deixar o hambúrguer no ponto por dentro e derreter o queijo. Repita a operação até ter todos os hambúrgueres prontos.
Para a montagem, corte os pães, coloque uma fatia de queijo cheddar acomode o hambúrguer sobre o queijo, cubra com o refogado de cebola e shimeji regando com o caldinho, coloque a outra metade do pão e pronto.
As receitas vem dos blogs A maravilhosa cozinha de Jack e O hamburguer perfeito com algumas alterações.