Bovina, Carnes, Lanches e Petiscos, Salgadas

Carne fria com vinagrete | Oh My Beer

A super parceria com o clube de cervejas Oh My Beer continua e a cada kit que recebo me surpreendo com as escolhas. Sempre com cervejas diferentes, muitas delas não são encontradas facilmente no mercado brasileiro.

Normalmente a Oh My Beer faz uma seleção buscando diversidade de estilos e sabores, mas a escolha de janeiro só tem uma intenção, refrescar o calor desse verão. E as escolhidas foram a belga Celis White, a holandesa Dipa, a americana Sunfish e brasileiríssima Clássica Tropical.

Nesse link tem todas as informações sobre a Oh My Beer.

A cerveja escolhida para harmonização desse mês foi a Sunfish da cervejaria Sea Dog, fugindo um pouco da relação entre verão e pilsen, essa cerveja feita com trigo não maltado é leve e muito refrescante, com cor laranja claro e um aroma e sabor frutado delicioso, tem a clara presença de pêssego no aroma. Para uma cerveja tão verão a ideia era preparar um petisco e então fiz essa receita de Carne fria com vinagrete para servir em sanduíches e entrada com fatias de baguete.

A harmonização ficou ótima, a cerveja leve e refrescante combinou com o frescor do molho sem cozimento e todos os seus sabores.

Ingredientes:
1 lagarto bovino (700 g)
1/2 colher (sopa) de sal
3 folhas de louro
1/2 litro de água

Pimenta moída
Papel alumínio e filme plástico
Para o Molho:
1/2 xícara (chá) de azeite
2 cebolas grandes picadas
1 pimentão amarelo picado (pequeno)
2 pimentas de dedo de moça em tiras e sem sementes
5 tomates picados (sem pele e sem sementes)
100 gramas de azeitonas fatiada verde
1 maço de cheiro verde picado (salsa e cebolinha verde)
1/2 copo de vinagre
2 dentes de alho
Sal a gosto
Modo de fazer:
Aqueça o forno a 220ºC, tempere o lagarto com sal e pimenta, coloque em uma forma com a água e o louro, cubra com papel alumínio e leve para assar por 40 minutos a uma hora. Retire a carne do forno, enrola em filme plástico junto com as folhas de louro e guarde na geladeira por 6 horas.
Depois de passado esse tempo corte a carne em fatias finas, o fino que puder.
Para o molho, em um recipiente grande misture o pimentão, a cebola, o tomate, a pimenta, a azeitona, o cheiro verde, coloque os dentes de alho inteiros, adicione sal, vinagre e o azeite.
Em um pote de vidro grande ou uma travessa com tampa, comece a acomodar as camadas alternando o molho com as fatias de carne até acabar, finalizando com molho. Tampe e guarde na geladeira por 48 horas antes de servir.
Sirva em temperatura ambiente em sanduíches e se preferir como entrada.
Receita: Band