Arroz e Risotos, Salgadas

Risoto de brie e presunto de parma | Oh My Beer

Como já falei antes por aqui, o Mel e Pimenta fechou uma parceria muito legal com o Clube de cervejas Oh My Beer, clique aqui para conferir o post explicando tudinho.

O kit do mês de dezembro veio com quatro belezinhas especiais para o natal, o material gráfico, novamente maravilhoso traz dicas de harmonizações natalinas.

A variedade de cervejas que tenho recebido é muito legal, elas vem de países diferentes, tem estilos e sabores super variados, as quatro selecionadas deste mês são a americana Eight Ball, a mineira Grimor Nº14, a escocesa Scottish Ale e por fim a belga Triporteur From Haven.

A primeira cerveja a ser degustada foi a Triporteur From Haven e decidi preparar uma receita especial para essa harmonização, fim um Risoto de brie e presunto de parma, a escolha não poderia ter sido melhor. A cerveja é uma Belgian Golden Ale, feita com três tipos de lúpulo. tem amargor presente, mas sem exageros e o que me conquistou foi o frescor, o sabor frutado e levemente cítrico que surge durante a degustação.

Então vamos para a receita que é um risoto padrão finalizado com os nobres e deliciosos ingredientes, nada mais justo para degustar uma cerveja tão especial, o resultado ficou incrível. E o charme das fotos à luz de velas é resultado da falta de luz depois de um horrível temporal aqui em Porto Alegre, mas curti o resultado.

Risoto de brie e presunto de parma

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 cebola pequena picada
1 l de caldo de legumes quente (dê preferência para o caseiro)
1 xícara de vinho branco
2 colheres de manteiga
150 g de queijo brie em cubos pequenos
100 g de presunto de parma (rasgado grosseiramente)

Modo de fazer:
Em uma panela de larga e de fundo grosso, coloque uma colher de manteiga, derreta e adicione a cebola, refogue até ficar transparente. Em seguida coloque o arroz e refogue por alguns minutos, adicione o vinho e deixe evaporar mexendo com frequência.

Comece a colocar conchas do caldo aos poucos e mexendo, faça isso até que o arroz esteja “al dente”, o ideal é experimentar para ter certeza.

Então desligue o arroz, adicione a outra colher de manteiga, o queijo brie e o presunto, misture bem até o queijo derreter e sirva.

Entre no site da Oh My Beer e confira todos os detalhes para receber em sua casa diferentes cervejas e ter as melhores experiências. Curta a página deles no Facebook .