Biscoitos, Café da Manhã, Doces, Integrais, Saudáveis

Pretzel integral com açúcar e canela

Gosto muito de pretzel, mas nunca parei para pesquisar receitas e fazer, esses dias resolvi buscar a receita ideal e encontrei em vários blogs o tal segredo do pretzel, consiste passá-los por uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio.

Então escolhi uma receita e fui pra cozinha, fiz tudo como dizia a receita e o resultado foi uma droga, eles ficaram deformados, grudentos e foram para o lixo. Acredito que deveria ter colocado um pouco mais de farinha :(. Depois da decepção decidi deixar o processo com bicarbonato para uma próxima tentativa e fui em busca de outra receita.
Receita selecionada, de volta pra cozinha e agora sim, o resultado ficou delicioso e pra melhorar leva farinha integral pra ficar mais saudável. Eles ficarão lindos, fofos e muito saborosos.
Essa receita é para pretzel doce, caso queira preparar com cobertura salgada, adicione uma pitada de sal e diminua a quantidade de açúcar. Você pode polvilhar sal grosso, queijo parmesão, ervas de provença e assim por diante,
A receita vem do lindo blog Bocadinhos de açúcar
Ingredientes:
2 colher (chá) de fermento granulado
240 ml de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Cobertura
Manteiga derretida, açúcar e canela

Modo de fazer:
Em um tigela pequena coloque a água morna, uma colher (sopa) de açúcar e o fermento. Misture e deixe repousar por 10 minutos.

Em uma tigela maior coloque as farinhas, o restante do açúcar, misture e faça uma cavidade no centro. Coloque no centro a manteiga e preparado do fermento, misture até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos, se necessário adicione um pouquinho de farinha para atingir o ponto.
Amasse por alguns minutos, unte um recipiente com azeite de oliva, acomode a massa, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho, mais ou menos uma hora.
Depois que a massa tiver crescido, coloque-a sobre uma bancada e amasse para tirar o ar, divida em 12 partes iguais e molde-as em formato de bola.
Forme um cordão com cada porção e modelo como na imagem abaixo.
Coloque os pretzels em uma forma forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido durante 15 minutos a 180C.
Retire do forno, pincele com manteiga, polvilhe com uma mistura de açúcar e canela e leve ao forno por mais alguns minutos, mais ou menos 5 minutos.

Atualização feita em 11/11/15:
substituição de margarina por manteiga.