Acompanhamentos, Arroz e Risotos, Peixes e Frutos do Mar, Salgadas

Risoto de camarão e abobrinha

Risotos são sempre uma boa pedida, e pode ter inúmeras variações de sabor. A receita de hoje me surpreendeu, a abobrinha por não ser cozida mantém uma crocância que dá uma textura ótima ao prato e os camarões são sempre uma delícia.

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (café) de alho socadinho
1 cebola pequena picada
1 xícara de arroz arbóreo
100 ml de vinho branco seco
Aproximadamente 700 ml de caldo de legumes (usei caseiro)
Camarões a gosto (usei 300g pré-cozido)
6 colheres de sopa de molho de tomates
1 abobrinha grande ralada no sentido do comprimento
2 colheres de sopa de manteiga
Queijo parmesão fresco ralado
Sal e pimenta do reino

Suco de limão


Modo de fazer:
Tempere os camarões com sal e limão e reserve. Quando o arroz estiver quase no ponto você pode refogar os camarões rapidamente com 1 colher de azeite de oliva.
Corte a abobrinha no sentido do comprimento, com uma faca retire a parte central que é mais esponjosa, deixado as paredes e a casca. Rale no sentido do comprimento e reserve. Se puder aproveite o miolo retirado para fazer o caldo de vegetais. 

Aqueça uma panela em seguida adicione coloque 2 colheres de azeite e a cebola e refogue, assim que a cebola estiver transparente coloque o alho e refogue rapidamente. Coloque o arroz e refogue mexendo, adicione o vinho e quando começar a secar passe a adicionar conchas de caldo quente aos poucos e mexendo sempre. Em aproximadamente 20 minutos o arroz estará no ponto “al dente”.

Adicione o molho de tomate, sal, pimenta e a manteiga. Por último adicione a abobrinha ralada, o queijo ralado e os camarões. Sirva decorado com um pouco da abobrinha ralada.

Encontrei a receita no site Casos e coisas da bonfa e fiz alguma alterações.