Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão integral de mandioquinha

Sempre que possível, continuo me empenhando e fazendo pão em casa e para não enjoar temos que variar sabores e ingredientes. Faz tempo que esse pão estava na minha listinha de receitas a serem feitas e finalmente chegou a vez dele.

O ingrediente principal é a mandioquinha, conhecida por diversos nomes pelo país, entre eles, batata-baroa, batata-salsa e assim por diante, o que importa é que esse é um dos ingredientes que amo, e essa receita não me decepcionou, muito pelo contrário, é uma pão úmido e muito saboroso.

A receita vem do blog da minha querida amiga Aninha Lazzarotto, que tem uma mão ótima pra pães, no blog dela tem várias receitas.

Ingredientes:
400 g de mandioquinha com casca
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
3 colheres  (sopa) de açúcar
½ xícara (chá) da água do cozimento da mandioquinha

3 colheres de (sopa) de manteiga em ponto de pomada
1 colheres (chá) cheia de sal
1 ovo 
300 g Farinha integral
Farinha de trigo até dar o ponto de sova ( +/- 600 g)

Modo de fazer:
Descasque a mandioquinha e corte em pedaços, leve para cozinhar até ficar macia, se preferir faça na panela de pressão. Reserve a água do cozimento e esmague a mandioquinha até obter um purê e reserve também.
Em uma bacia coloque o açúcar, o fermento, e desmanche-o em 1/2 xícara da água do cozimento morna. Tape com filme plástico e deixe descansando por 10 minutos. 
Em seguida adicione a mandioquinha, o ovo, a manteiga, o sal e misture bem. Comece a adicionar a farinha aos poucos até que você consiga sovar a massa. Sove bem, por uns 5 minutos, faça uma bola, coloque de volta na bacia, cubra com pano e deixe crescer por mais ou mensos uma hora em lugar protegido de correntes de ar.
Enquanto isso, unte uma forma grande ou duas pequenas. Com amassa crescida, coloque-a novamente na bancada e sove uns 5 minutos para expulsar o ar, modele os pães, coloque-os na forma escolhida e deixe crescer por mais 30 minutos.
Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC.