Dicas, Especiais, Temperos

Temperos sempre à mão

Eu cresci no interior e sempre fui acostumada a ter à disposição temperos, hortaliças, frutas, legumes e assim por diante, tudo fresquinho, sem agrotóxicos e colhidos na hora.

Há 16 anos moro em Porto Alegre e sempre em apartamentos, não posso reclamar porque em todas as visitas mensais que fazemos aos meus pais, trazemos de tudo, de carnes, ovos e vegetais…

De qualquer forma sempre queria ter meus temperinhos frescos e colhidos na hora, mas por falta de espaço ou por acreditar que em apartamento as plantinhas não resistiriam, fiquei sempre com pequenas mudinhas, que de tempos em tempos entristeciam e acabavam morrendo.

No apartamento que moro atualmente tem um espaço para o gás que fica do lado de fora, resolvi aproveitar o local e fazer minha hortinha, comprei aqueles vasos de floreiras, terra e mudas, em pouco tempo passei a ter uma quantidade abundante de temperos fresquinhos.

Se você não tem um espacinho como eu, isso não deve ser um empecilho, você pode aproveitar espaços em sacada, área de serviço, é importante que haja incidência de sol, mas não precisa necessariamente ser em área externa. Se o problema for espaço, existem inúmeras ideias de hortas verticais para lugares pequenos.

Plante seus temperos e tenha a garantia de produtos saudáveis e sempre fresquinhos. Cozinhe com ervas frescas e exclua da sua vida aqueles temperos prontos e industrializados tão nocivos para a nossa saúde.

Dicas e cuidados gerais:
– Escolha sempre vasos com furos para escoar a água;
– Compre mudinhas, se você plantar sementes o processo é mais lento e elas podem não germinar;
– Você pode plantar vários temperos no mesmo vaso, mas sempre garantindo espaço entre eles para o crescimento das plantas;
– Regue uma ou duas vezes ao dia, sempre observando a necessidade, verificando se a terra está seca.
– Alguns temperos tem necessidade maior de água, por exemplo o manjericão.
– Se você plantar manjericão, assim que ele florescer corte o raminho com flores, ele enfraquece a planta e pode passar um aroma indesejado para as folhas.
– Periodicamente retire as folhas secas.

Na minha hortinha eu tenho manjericão, manjerona, salsinha, cebolinha, orégano, alecrim, sálvia e até uma pimenta.