Bovina, Carnes, Hambúrgueres, Lanches e Petiscos, Salgadas

Hambúrguer com molho de gorgonzola e cebolas caramelizadas

Quando criei esse hambúrguer queria fazer algo sem pão para ficar mais saudável e pra poder degustar o sabor da carne e dos acompanhamentos.

Confesso que o prato superou minhas expectativas, a carne ficou saborosa e suculenta, a cobertura de queijo ficou suave mas com personalidade e a cebola carmelizada finalizou o prato com um contraste de cor e sabor incrível. Já a batata entrou como um coadjuvante delicioso.

Ingredientes:
Hambúrguer: (rende 2un)
400 g de carne moída
1 dente de alho bem picado
Sal e pimenta
Azeite de oliva

Cebolas:
2 cebolas médias
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Sal

Molho:
3 colheres (sopa) de queijo gorgonzola
2 colheres (sopa) creme de leite
2 a 3 colheres (sopa) de leite

Batatas:
4 batatas grandes
1/2 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta
Alecrim

Modo de fazer:
Batatas: Higienize e descasque as batatas, corte ao meio, e corte cada metade em quatro partes ao comprido, obtendo palitos grossos.

Aqueça o forno, coloque as batatas em uma panela com água e sal e leve ao fogo, assim que ferver conte 10 minutos, em seguida escorra, ainda na panela coloque a manteiga, sal, pimenta e alecrim. Coloque em uma forma e leve para o forno até que as batatas fiquem macias e douradas.

Enquanto isso, prepare o restante.

Cebolas: Aproveite o forno que estão as batatas, para preparar as cebolas. Corte a cebola ao meio e divida cada metade em quatro, formando pétalas de cebola, coloque em uma forma e misture como todos os ingredientes, coloque no forno até que elas fiquem, macias e caramelizadas, se preciso borrife um pouco de água até que elas atinam o ponto.

Molho: Em um recipiente pequeno coloque o queijo gorgonzola, amasse com um garfo, adicione o creme de leite e as colheradas de leite até obter um creme.

Hambúrguer: Tempere a carne um fio de azeite de oliva, alho, sal, e pimenta. Misture bem e reserve. Quando as batatas, o molho e as cebolas estiverem prontos, modele os dois hambúrgueres, com 10 a 12 cm de diâmetro. Aqueça muito bem uma frigideira, regue um fio de azeite e grelhe os hambúrgueres.

Para a montagem coloque as batatas na lateral do prato, no meio acomode o hambúrguer, regue uma quantidade generosa de molho, acomode as cebolas sobre o molho, no centro do hambúrguer.

Para finalizar eu moí Sal Rosa do Himalaia ele confere um sabor e crocância super diferenciado.

Para acompanhar prepare um mix de folhas.