Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão Australiano do Outback

Preparar pão em casa requer dedicação e tempo, é uma grande demonstração de amor, carinho ao misturar cada ingrediente, sovar, deixar crescer e a recompensa vem através daquele pão quentinho, o aroma tomando conta da casa e o sorriso no rosto de quem degusta aquele sabor especial.
Faça mais pães em casa, esqueça o mito da dificuldade no preparo, além de colocar mais saúde na mesa da sua família e amigos, preparar um pãozinho reconfortante é puro afeto
Eu sou apaixonada pelo pão do Outback, mas em meio a tantas coisas, tantas receitas para preparar, ainda não tinha me arriscado a fazer esse pãozinho. Então chegou a hora, pão feito e o resultado simplesmente incrível, o pão ficou fofinho e com aquele sabor divino. Pra completar, preparei aquela manteiga aveludada e aerada que parece cheia de segredos, mas na realidade é manteiga e água, nada além disso.
Ingredientes:

2 xícaras (300gr) de farinha de trigo
1 xícara (150gr) de farinha de trigo integral

1 xícara (150gr) de farinha de centeio
2 colheres de sopa (25gr) de cacau em pó
4 colheres de sopa (60gr) de açúcar mascavo
1/4 de xícara (100gr) de melado ou mel
1 colher de sopa (rasa) de fermento biológico seco (10gr)
1 1/2 colheres de sopa (30gr) de manteiga ou margarina derretida
1 1/4 xícaras (300ml) de água morna
1 pitada generosa de sal
Farinha de milho (fubá) para polvilhar
Para a manteiga aerada:
100 gr de manteiga batida 
1/4 de água gelada
Modo de fazer:
Em uma tigela pequena coloque metade da água morna, o açúcar mascavo e o fermento, dissolva bem e reserve.
Em um bowl ou na bancada, misture todos os ingredientes secos (farinhas, cacau e sal), faça um buraco no centro, adicione o líquido do fermento, a manteiga e o melado. Com a ponta dos dedos, comece a incorporar os ingredientes e a sovar a massa, aos poucos vá adicionando o restante da água morna, até obter uma massa uniforme e que solte das mãos. Sove por cinco minutos. Se desejar, você pode usar a batedeira com o gancho para massa.
Coloque a massa em um bowl, cubra com filme plástico, deixe crescer por uma hora em um local quente e protegido do vento. Assim que a massa estiver crescida, sove novamente, molde dois pães no formato que preferir, coloque em uma forma untada, faça cortes leves na diagonal, polvilhe o fubá e deixe crescer por mais uma hora.
Leve os pães ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 40 minutos. Para saber se os pães estão assados dê batidinhas na parte de baixo, o som emitido deve ser oco.
Para a manteiga aerada:
Na batedeira coloque a manteiga amolecida naturalmente (não derreta no microondas), comece a bater e aos poucos vá adicionando água bem gelada, no início parece que a manteiga e a água não irão se misturar, mas aos poucos e aumentando a velocidade da batedeira você irá obter uma manteiga cremosa e aerada, igualzinha a do Outback.
A receita é do blog Desafios Gastronômicos com pequenas alterações.