Pães e Pizzas, Salgadas

Pão caseiro delicioso

Estou disposta a preparar mais pães em casa, sejam eles brancos ou integrais, são muito mais saudáveis do que os pães que passam pela indústria. Além do mais o sabor de um pão feito em casa é único, o aroma que toma conta da casa é maravilhoso.

Encontrei essa receita no blog No calor do fogão, o resultado é um pão delicioso, perfeito para servir com uma geleia, manteiga e um delicioso café.

Ingredientes:
600ml de leite morno
17g de fermento biológico seco instantâneo
3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) rasa de sal
1 kg de farinha de trigo peneirada

Farinha para ajudar na sova (aproximadamente 100g)

Manteiga e farinha de trigo suficientes para untar as formas

Para pincelar os pães antes de levar ao forno:
1 gema misturada a 1 colher (sopa) de água

Modo de fazer:

Em uma tigela grande, peneire a farinha, faça uma cova no meio e reserve.

No liquidificador, bata os seis primeiros ingredientes da lista – leite, fermento, ovos, açúcar, óleo e sal.

Despeje o líquido batido no meio da farinha e vá misturando com os dedos até obter uma massa grudenta. Feito isso, transfira a massa para uma superfície enfarinhada e capriche na sova. 

Não se desespere, nem ache que tudo deu errado ao ver que a massa está grudenta, mas é assim mesmo, o importante é resistir à tentação de encher de farinha. Durante a sova acabei acrescentando perto de 100g.

Quando a massa estiver lisinha e elástica, coloque-a novamente em uma tigela grande levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe crescer até que a massa dobre de tamanho, por aproximadamente 1h30.

Em seguida retire a massa da tigela, divida-a em três partes e extraia o ar de dentro delas. É importante dividira pois a massa é volumosa, e assim você conseguirá extrair muito bem o ar. 

Depois disso, modele o pão e acomode-o em três formas de bolo inglês, de aproximadamente 25x12cm, untadas e enfarinhadas. Cobri os pães com um pano de prato úmido e deixei crescer novamente até que eles se projetassem para fora da forma.

Antes de levar os pães ao forno, pincele-os com a gema misturada com água. Não exagere nesse banho de ovo, senão o pão gruda na forma. Asse-os em forno preaquecido a 190ºC por mais ou menos 50 minutos. 
Ao tirar os pães do forno, desenforme-os. Para saber se eles estão cozidos bata na parte de baixo do pão, se o som for oco eles estão prontinhos, caso contrário leve novamente ao forno por mais uns 10 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade por, pelo menos, meia hora antes de comer.

A receita rende três pães de aproximadamente 800g cada.