Arroz e Risotos, Salgadas

Paella à marinera

Essa é minha primeira paella, foi bem mais fácil de preparar do que eu imaginava, me surpreendi com a praticidade e principalmente com o sabor, ficou muito gostosa. Com certeza o uso do kit para paella facilita muito, para quem mora longe do mar e de seus frutos, é bem mais prático e barato usar esse kit, mas para uma paella farta é importante comprar mais um pacote de camarões.

Outra dica importante para o sabor especial é preparar um caldo de legumes em casa, isso garante um sabor único e mantém você e sua família bem longe das bombas de sódio dos caldos prontos que são tão prejudiciais à saúde.

Essa foto é dos últimos cinco minutos do preparo, quando entram os camarões.

Ingredientes:
2 xícaras de arroz
1/2 xícara de vinho branco seco
4 xícaras de caldo de legumes quente
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
300g de camarão
1 kit para paella
1 /2 pimentão amarelo picado
1 /2 pimentão vermelho picado
Azeite de oliva
Sal

Caldo:
1 pedaço de peixe (opcional)
2 batatas
2 cenouras
Brócolis (usei os talos)
Alho poró (usei a parte verde)
Cebolinha
Salsinha
Cebola
Louro
Tomilho
Sal

Modo de fazer:
Comece pelo caldo, em uma panela coloque 5 xícaras de água, com todos os ingredientes, deixe ferver bem, até obter um caldo saboroso. Passe por uma peneira e reserve o líquido.

Descongele o kit de para paella, separe os camarões dos demais ingredientes.

Misture os camarões que vieram com o kit aos camarões extras e reserve, pois como eles cozinham muito rápido só entrarão no final do preparo.

Aqueça a paellera, adicione um pouco de azeite de oliva, coloque a cebola e o alho, os pimentões, refogue ligeiramente.

Adicione os frutos do mar (menos os camarões) e refogue rapidamente, somente para integrar os sabores. Coloque o arroz, o pacotinho de açafrão que acompanha o kit, misture aos ingredientes e regue com o vinho, mexa até os líquidos começarem a secar, então adicione 4 xícaras do caldo de legumes bem quente. Experimente o sal e deixe cozinhar em fogo baixo.

A paella deve ficar soltinha, o arroz deve estar cozido, mas não deve passar do ponto. Caso seja necessário, acrescente mais um pouco mais de caldo.

Nos últimos 5 minutos de cozimento, adicione os camarões, mexa, experimente o sal. Deixe descansar alguns minutos e sirva.