Bolos, Doces, Integrais, Saudáveis

Bolo de macadâmia e açúcar mascavo

Há alguns dias estava na feirinha perto de casa e vi um pacote de macadâmias com casca, como nunca tinha comido resolvi comprar para preparar uma receita com elas, inocentemente achei que eu usaria quebra-nozes para retirar a castanha. Na primeira tentativa descobri que sua casca é absurdamente dura e é quase impossível de quebrar com utensílios de cozinha.

Como eu já havia começado a receita, e por uma questão de honra precisaria de uma xícara de castanhas, tive que pedir ajuda do meu namorado que usou uma morsa para quebrar. Sim, esse foi o único jeito.

Depois dessa experiência, sugiro que você compre as macadâmias sem casca, a não ser que tenha algumas ferramentas em casa. Fora o trabalhão para descascar, posso dizer que o resultado dessa receita vale todo o esforço.

É um bolo delicioso com variação de texturas, um sabor irresistível e além disso é rico em nutrientes, já que a macadâmia, originária da Austrália, é considerada uma das castanhas mais finas do mundo. Dentre suas principais propriedades estão o potássio, o cálcio e as gorduras saudáveis, além de seu poder contra o os radicais livres.

Ingredientes:

Cobertura
1/3 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
6 colheres (sopa) de manteiga gelada (aproximadamente 100g)


Massa
1 xícara de macadâmia (sem sal)
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha integral
½ xícara de açúcar
½ xícara de açúcar mascavo
1 ½ colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
250 g de sour cream (use creme de leite azedado)*
2 ovos grandes
½ xícara de óleo de canola
1 ½ colher (chá) de essência de baunilha

Modo de fazer:
Preaqueça o forno e unte uma forma redonda de 23cm. 
Para a cobertura, misture a farinha, açúcar, canela e gengibre em uma tigela pequena. Corte a manteiga em pequenos cubos e adicione aos ingredientes secos. Com as mãos, misture formando uma farofa e reserve.

Pique a macadâmia e reserve.

Em uma tigela misture a farinha, farinha de trigo integral, açúcar e açúcar mascavo, fermento, bicarbonato e sal.
Em outra tigela, misture bata o sour crem, com os ovos, o óleo e a baunilha. Adicione os líquidos aos ingredientes secos e utilizando a batedeira em velocidade média ou um fouet (batedor de arame), bata até ficar liso e cremoso. (Cerca de 1 minuto).

Coloque metade da masa na forma, cubra com metade da cobertura, espalhe o restante da massa, polvilhe as macadâmias picadas e finalize com o restante da cobertura.

Asse até que a cobertura esteja dourada (40 a 45 minutos). Para saber se está  no ponto faça o teste do palito. Deixe esfriar 10 minutos. Sirva quente ou à temperatura ambiente.
*O sour cream é comum no exterior, mas aqui no Brasil o jeito é preparar em casa mesmo. Então você deve usar 250ml de creme de leite, misture bem com 3 colheres de suco de limão ou de vinagre branco e deixe descansar por 30 minutos.

Origem da receita:Chef Fafá