Salgadas, Saudáveis, Sopas e Cremes

Sopa de legumes

O inverno está chegando oficialmente amanhã, mas já faz um tempo que nossas manhãs iniciam geladas e tomadas aquele frio que chega a doer, quando anoitece o frio não se recolhe, faz parte de nossas vidas, é assim que vivemos aqui no sul do Brasil, com temperaturas extremas em todas as estações.

Para enfrentar o frio do nosso inverno nada é melhor que uma sopa deliciosa. Sopas são fáceis de fazer, as receitas são simples, mas uma sopa verdadeiramente gostosa, requer carinho, dedicação na hora de cortar e preparar cada ingrediente, fazer o caldo com carnes transforma sua refeição em um momento saudável, evite usar caldos prontos (tabletes) que estão entre piores alimentos para a nossa saúde.

 Essa receita é uma refeição completa, rica em nutrientes e super saudável. Use os ingredientes que puder para fazer um sopa completa e nutritiva, a moranga é super importante para deixar a sopa encorpada.

   Sopa para aquecer o corpo e confortar a alma…

Ingredientes:
1 pedaço de ossobuco
1 sobrecoxa galinha caipira
1 Cebola pequena
Brócolis
Batata em cubinhos
Moranga em cubinhos
Milho em grãos
Alho poró em rodelas
Cenoura em rodelas finas
Vagem em pedaços
Couve finamente fatiada
Folhas de espinafre fatiadas
Berinjela em cubos
Abobrinha em cubos
1/2 tablete de caldo (se desejar)
Salsinha
Cebolinha
Sal

Modo de fazer:
Em uma panela com água quente coloque o frango e o ossobuco com um pouco de sal, assim que levantar fervura, usando uma escumadeira, retire a espuma escura que pode ter se criado e deixe ferver por aproximadamente 40 minutos, acrescente o tablete de caldo de carne ou galinha.

Coloque uma cebola pequena, um ramo se salsinha e uma cebolinha, eu coloco esse produtos inteiros para poder retirar no final.

Para colocar os legumes, dê prioridade para os mais duros começando pela cenoura, vagem, batata, milho, abobrinha, moranga, berinjela, o alho poró e acompanhe o cozimento. Quando os ingredientes estiverem quase no ponto adicione a couve, espinafre e o brócolis, essa finalização é rápida. Assim você terá o brócolis al dente, a couve e o espinafre vão ficar ligeiramente murchos e sem perder todas as suas propriedades.

Ajuste o sal, se desejar retire as carnes e desfie, descarte a cebolinha e a salsa e sirva acompanhado de um delicioso pão fresquinho.