Carnes, Salgadas, Tortas

Escondidinho de aipim com carne e shimeji

Escondidinhos são sempre uma delícia, adoro todos, com aipim, mandioquinha, batata… e falando em recheios opções não faltam, você pode preparar com calabresa, couve, espinafre, queijos e assim por diante.

Essa receita com a finalização com shimeji ficou muito especial, eu amo cogumelos e o contraste do suave aipim com o marcante sabor dos cogumelos foi um sucesso.

Ingredientes:
500g de aipim / mandioca
1/4 de xícara de leite
1/4 de xícara requeijão
300g de alcatra em cubinhos
1 cebola grande
1 dente de alho
Alecrim
molho de tomate a gosto
30ml de vinho branco seco
Azeite de oliva
Sal e pimenta
Queijo parmesão
200g de cogumelos shimeji
1 colher de manteiga
Molho shoyu
Salsinha

Modo de fazer:
Cozinhe o aipim com sal, assim que estiver macio escorra, amasse e misture com o requeijão, o leite, ajuste o sal e reserve.

Em um frigideira aquecida coloque um pouco azeite de oliva, adicione os cubinhos de carne, refogue ligeiramente até selar, adicione a cebola, o alho e o alecrim, coloque o sal e continue refogando, assim que secar, regue com o vinho branco, coloque o molho de tomate, integre os ingredientes e reserve. É importante obter um molho espesso.

Em um refratário ou mini-panelinhas untadas, coloque uma camada de carne com molho, cubra com o purê de aipim, espalhe queijo parmesão e leve ao forno aquecido para gratinar.

Enquanto isso, em uma frigideira coloque um colher de manteiga, adicione os cogumelos e mexendo sempre até que fiquem dourados, quando começar a secar muito a frigideira coloque shoyu aos poucos, não é necessário colocar sal, pois o molho shoyu já é bem salgado. Os cogumelos estão prontos quando estiverem bem macios e com aquela cor douradinha, desligue o fogo e misture um pouco de salsinha bem picada.

Retire o escondidinho do forno, acomode os cogumelos sobre o escondidinho e sirva acompanhando de deliciosas pimentinhas. Eu servi com a Chipotle tradicional da De Cabron, simplesmente divino.