Acompanhamentos, Salgadas, Tortas

Torta de sardinha à moda portuguesa

Sardinhas não são bem vistas por muita gente, sofrem preconceito injusto, mas deveriam ser mais repeitadas, além de deliciosas, são ricas em ômega 3 e minerais.
Hoje procurando uma tortinha para fazer para jantar, então encontrei essa receita no blog Cozinha da Matilde. A torta ficou deliciosa, rica em sabores e cores. Vale a pena dar uma chance para as sardinhas.

Ingredientes

Massa:
250 g de farinha de trigo
100 g de manteiga sem sal
1 ovo grande inteiro ou 2 pequenos
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio:
1 xícara de molho de tomate
2 latas de sardinha (descartei parte do óleo)
2 ovos cozidos partidos em quatro
1 tomate em rodelas
1 cebola roxa finamente laminada
2 colheres de salsinha fatiada
Azeitonas
Azeite, sal e pimenta à gosto
Modo de fazer:
Para o preparo da massa, coloque em um recipiente a manteiga gelada em cubinhos, adicione a farinha, o fermento e o sal, misture bem até obter uma farofa. Em seguida adicione o ovo e misture bem até obter uma massa homogênea. Faça uma bola, enrole em um pano e deixe descansando por 20 minutos.
Para a montagem, reserve um pouco da massa para colocar por cima, em uma forma de fundo removível ou uma tarteira (25 cm) abra a massa para a base com as mãos deixando bem fina e subindo as laterais para criar uma parede fina.
Sobre a massa espalhe o molho de tomate, em seguida adicione as sardinhas esmagadas com um garfo, espalhe os tomates cortados em rodelas finas, os ovos fatiados, polvilhe a cebola, a salsinha, as azeitonas, regue com um fio de azeite de oliva, ajuste o sal e pimenta. Para finalizar, abra tiras de massa bem finas e coloque sobre a torta.
Leve para assar no forno pré-aquecido até dourar a superfície, levou uns 45 minutos.