Bovina, Carnes, Salgadas, Tortas

Gratinado de carne e berinjela

Adoro preparar pratos que levam berinjela e essa receita foi um achado, é simplesmente deliciosa, a cobertura de iogurte deixa super leve, mas o toque especial é o sabor e aroma do chá de cravo.

Ingredientes:

2 berinjelas grandes
Suco de 1 limão
600g de carne moída
2 cebolas médias
1 dente de alho picado
1 lata de tomate pelado picado
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 ovos batidos
200 ml de iogurte natural
Queijo parmesão ralado

1 xícara de água
1 colher (sopa) de cravo
Sal, pimenta e azeite a gosto

Modo de preparo:
Corte as berinjelas em rodelas, com mais ou menos 0,5cm de espessura, salgue e regue com o suco para não escurecer. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite de oliva antiaderente, espalhe as berinjelas no fundo sem sobrepor, toste-as. Repita o processo até ter todas as berinjelas tostadas e reserve.

Em uma panela pequena coloque para ferver o cravo com a água, deixe ferver até reduzir e resultar em um chá escuro. 
Em uma panela com fundo largo coloque a carne e frite por cinco minutos, mexendo até perder o tom rosado. Junte a cebola cortada em finas rodelas, o alho e o tomate. Mexa e adicione a salsa, o sal e a pimenta. Cozinhe por 30 minutos ou até a carne ficar macia e praticamente sem líquidos. Aos poucos adicione colheradas do chá de cravo a gosto. Não tenha medo de colocar esse chá, dá um sabor e aroma delicioso.
Unte um refratário com azeite e monte o gratinado colocando uma camada de berinjela, uma camada de carne, mais uma de berinjela. Bata os dois ovos com o iogurte, tempere com sal e pimenta e espalhe sobre a berinjela, polvilhe com queijo parmesão e asse até dourar.
Fonte: Folha Vitoria