Doces, Tortas

Tarte tatin de banana

Adoro preparar tartes e nas minhas pesquisas em blogs encontrei essa receita do blog A Cozinha Coletiva, essa receita é divida, a doçura da banana caramelada com o toque de raspas de laranja é de arrancar suspiros.

Ingredientes:
1 massa folhada pronta

60g de manteiga sem sal
160g de açúcar cristal
1 colher de chá de raspas de laranja
1/4 da colher de chá de canela em pó

4 bananas maduras cortadas ao meio no sentido do comprimento

Modo de fazer:
Eu fiz em uma forma de aproximadamente 24cm, você também pode usar uma frigideira que possa ir ao forno. Coloque a forma com a manteiga sobre a chama do fogão (em fogo baixo) e espere derreter, em seguida adicione o açúcar, misture bem até dissolver e continue cozinhando por mais ou menos 5 minutos, até obter uma calda dourada e brilhante, cuidando para não queimar. Apague o fogo e disponha as bananas com a parte cortada para baixo, polvilhe as raspas de laranja e a canela, reserve.
Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa um pouco maior que o tamanho da forma, no meu caso ficou com 26cm, ela deve ter aproximadamente 0,5cm. Coloque a massa sobre as bananas e aperte bem as laterais, usando um garfo faça furos na massa. Leve a massa para assar no forno pré-aquecido até dourar, isso deve levar aproximadamente 30 minutos.
Vire a torta em um prato enquanto ainda está quente. Sirva acompanhada de uma bola de sorvete ou com um bom café. Essa torta é perfeita para ser consumida morna.