Arroz e Risotos, Salgadas

Risoto de alho poró com gorgonzola

Risotos são sempre uma delícia, preparei esse para um jantar, ficou muito gostoso. A suavidade do alho poró com o sabor marcante do gorgonzola criou uma harmonia perfeita. Servi esse prato com esse Filé de frango ao molho de cerveja preta, a combinação ficou ótima.

Risoto de alho poro e gorgonzola

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco seco
100g de queijo gorgonzola
1 litro de caldo de legumes
1 talo de alho poró
1 cebola pequena picada
2 colheres de manteiga
Queijo parmesão
Azeite de oliva
Sal e pimenta

Para um bom risoto o ideal é preparar um caldo caseiro, preparei com um pedaço de frango, tomilho, cenoura, batata, folhas de alho poró, salsa, cebola, couve e alho. Leve ao fogo com água e ferva por no mínimo 40 minutos, coe e reserve.

Modo de fazer:
Em uma frigideira coloque um fio de azeite e o alho poró cortado em rodelas bem finas, refogue até murchar e reserve.

Em uma penela com fundo largo, coloque uma colher de manteiga e a cebola, refogue até ficar transparente, adicione o arroz e refogue rapidamente, adicione o vinho branco mexendo até evaporar. Em seguida comece a adicionar conchas de caldo sempre aguardando a evaporação para adicionar mais líquido, lembre-se de mexer o tempo todo para que o arroz liberar o amido.

O ponto ideal do risoto é “al dente” e deve ficar cremoso, quando o arroz estiver no ponto ideal, adicione o alho poró, o queijo gorgonzola em cubinhos, a colher de manteiga e misture bem. Ajuste o sal e pimenta, polvilhe queijo parmesão a gosto e sirva.

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *