Bovina, Carnes, Salgadas, Tortas

Kabsa

Kabsa é um prato de origem árabe, feito com berinjela e com recheio de arroz, carne moída e um toque especial dado pelo chá de cravo da índia e afirmo, não tenha medo de usar esse chá pois dá um aroma e sabor simplesmente delicioso.

Esse prato fez o maior sucesso aqui em casa e é uma refeição completa, prepare uma boa salada para acompanhar e pronto. Ele também pode ser preparado com carne de cordeiro e arroz integral.

Para a carne
800g de carne moída (patinho ou acém)
1 colher de manteiga
100g de cravo da índia
2 xícaras de de água
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picado
Cominho
1/2 xícara de cheiro verde
Sal

Modo de fazer:
Em primeiro lugar prepare o chá de cravo, em uma panela ferva a água, adicione o cravo e ferva por 20 minutos, coe e ferva por mais tempo até reduzir. Se possível prepare esse chá na véspera.

Em uma panela de ferro coloque a carne e refogue (sem temperos e gordura), deixe começar a caramelizar e secar bem, em seguida adicione sal, o cominho, a cebola, o alho e a manteiga, mexa bem e continue refogando por mais um tempo, quando começar a grudar novamente adicione algumas colheres de chá de cravo deixe secar um pouco mais, desligue o fogo, misture o cheiro verde e reserve.

Para o arroz

2 xícaras de arroz branco 
4 xícaras de água 
1 cebola pequena picada
Azeite de oliva
Sal
Modo de fazer:
Refoque a cebola com azeite de oliva, adicione o arroz e frite ligeiramente, adicione a água e cozinhe normalmente. Desligue o fogo e reserve.
Para o berinjela
2 berinjelas grandes
Azeite
Sal
Modo de fazer:
Corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento, salgue e frite ligeiramente em óleo. Disponha sobre papel toalha e reserve.

Finalização
Unte uma forma redonda com furo no meio. Acomode as fatias de berinjela, deixando parte para fora da forma para cobrir depois, misture o arroz com a carne, espalhe uma camada no fundo, com uma colher pressione bem, complete com restante do recheio e pressione bem, quanto mais você pressionar, mai firme ficará o “bolo”, vire as pontas das berinjelas que você deixou para fora da forma, finalize com mais algumas fatias de berinjela para ficar bem “forrado”.

Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido para aquecer os ingredientes, aproximadamente 30 minutos. Retire do forno, vire o Ksaba em um prato redondo e sirva.

A inspiração vem desses dois sites com alterações: Temperos e especiarias e Gnt – Claude Troisgros.