Café da Manhã, Doces, Pães Doces

Cuca recheada com geleia de cassis

Como falei nesse post as cucas são tradicionais na região sul do país e são uma verdadeira delícia, a massa dessa receita tem uma aroma incrível e maravilhosamente saborosa. A receita é prática e você pode usar a criatividade e inovar nos sabores.

A escolha do recheio de hoje foi a geleia de Cassis da linha Delight da Queensberry, nova parceira do blog. Essa linha de geleias tem 50% a menos de açúcar sem perder em nada no sabor, sem contar os deliciosos pedaços de fruta que você encontra na geleia. A combinação não poderia ter sido mais perfeita, o doce da massa com a suave acidez da geleia criou a harmonia perfeita.
Experimente essa delicia do sul do país.
Ingredientes para a cuca:
10g de fermento para pães (seco)
1 xícara de água morna
3/4 de xícaras de açúcar
100g de manteiga
2 ovos
1 pitada de sal
4 xícaras de farinha (aproximadamente)
Farofa:
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha
1 colher (chá) de canela
Raspas de limão’
Recheio: 
1 pote de geleia de cassis Queensberry 
Modo de fazer:
Farofa: Coloque todos os ingredientes em um recipiente, misture bem usando a ponta dos dedos até obter uma farofa grosa e reserve.
Massa da cuca: Em um recipiente coloque o fermento, o sal, o açúcar, os ovos e a água morna, deixe descansar por 10 minutos, em seguida adicione a manteiga derretida e aos poucos adicione a farinha até obter uma massa lisa, pouco mais mole que uma massa de pão, ela deve desgrudar das mãos. 
Sobre uma bancada amasse bem, em seguida, coloque a massa no recipiente, cubra com uma pano limpo e deixe crescendo por aproximadamente 1 hora até dobrar o volume (o tempo pode variar de acordo com o clima).
Depois da massa crescida, polvilhe farinha sobre a bancada, divida a massa em duas partes. Utilizando um rolo abra a massa fazendo um retângulo com aproximadamente meio cm de espessura, em seguida espalhe a Geleia de Cassis sobre a massa, formando uma camada e deixando as bordas livres. Com cuidado enrole a massa como um rocambole e coloque na forma untada. Repita o processo com o restante da massa.
Obs. Eu dividi a massa em duas partes pois usei duas formas de 24cm por 12cm, caso você utilize outro tipo de forma pode fazer inteira.
Coloque a farofa sobre as cucas, cubra com um pano limpo e deixe crescer por aproximadamente 40 minutos. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180C por aproximadamente 30 minutos, até ficar dourada.

A inspiração dessa receita vem daqui.