Doces, Pães Doces

Pão folhado de açúcar e canela

Hoje, em mais um domingo do chuvoso inverno de Porto Alegre, o dia pedia algo doce e quentinho, depois de buscar receitas encontrei essa que me encantou de cara, e depois de pronta então…

É um delicioso pão doce, a massa fica maravilhosa e o recheio com gostinho de inverno. É super simples de fazer e o resultado incrível.
Para a massa:
2 e 3/4 xícaras de farinha de trigo (aprox)
1/4 xícara de açúcar
3 colheres de chá de fermento biológico instantâneo
1/2 colher de chá de sal
60g de manteiga sem sal
1/3 xícara de leite
1/4 xícara de água
2 ovos, levemente batidos

Para o recheio:
1 xícara de açúcar cristal fino ou açúcar refinado
2 colheres de chá de canela em pó
60g de manteiga sem sal

Modo de fazer: 
Em uma tigela coloque duas xícaras de farinha, da farinha de trigo peneirada, o açúcar, o fermento e o sal.

Derreta a manteiga com o leite, numa panelinha ou no microondas. Misture a água fria e deixe amornar.

Junte a mistura de manteiga, leite e água à farinha e misture com uma espátula. Junte os ovos e misture até incorporar. Junte o restante da farinha, aos poucos e amasse por uns bons 10 minutos. Para poupar seu esforço amassando, se tiver batedeira com batedor de gancho aproveite e bata por uns 5 minutos, em velocidade baixa.

O ponto da massa é molinha, mas não chega a ficar grudenta.

Unte levemente com óleo uma tigela limpa, forme uma bola com a massa e deixe repousar, coberto com plástico filme, por uma hora, ou até dobrar de volume. Se possível mantenha a massa em ambiente quentinho.

Aperte a massa um pouco para desinflar, junte uma colher de sopa de farinha e sove mais um pouco. Numa superfície polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo até ficar um retângulo de uns 30 X 50cm.

Para fazer o recheio, derreta a manteiga, pode ser no microondas. Numa tigelinha, misture o açúcar cristal e a canela.

Pincele toda a superfície do retângulo de massa com a manteiga derretida, sem economia, e polvilhe o açúcar com canela. Com uma faca afiada, corte o retângulo em seis tiras. Coloque uma tira sobre a outra, tentando não perder muito do recheio. Você vai ter uma coisa parecida com um sanduíche de 6 andares, comprido – corte esse sanduíche em 6 pedaços iguais.

Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma ou duas formas para pão (dependendo do tamanho). Arrume as fatias da massa umas ao lado das outras, como se fosse um livro.

Cubra com um pano e deixe descansar por mais uns 40 minutos, vai crescer bastante – enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.

Coloque a forma do pão sobre uma assadeira grande, para não sujar seu forno e asse por aproximadamente 30 minutos,ou até dourar bem. Deixe esfriar por 30 minutos e desenforme.

Encontrei essa receita em um dos meus blogs prediletos The cookie shop, que encontrou a receita no Joy the Baker, nele você poderá ver as fotos da montagem, caso tenha dúvidas.