Acompanhamentos, Aves, Salgadas, Tortas

Torta de mandioquinha e frango

Preparei essa torta nesse final de semana, como leva mandioquinha eu já imaginava que o resultado seria delicioso. Sugiro que você experimente, é muito gostosa e levinha. Enquanto a torta está no forno, um perfume divino toma conta da casa.

Além de deliciosa, essa torta é fácil de fazer, não se assuste com as etapas da receita, é apenas para facilitar o preparo.

Ingredientes
Massa:
1 xícara de farinha integral
1 xícara de farinha de trigo
70gr de manteiga em cubos
1 ovo
Água
Sal


Recheio parte 1:
200g de mandioquinha
200g de batata rosa
1 caixa de creme de leite
3 colheres de creme de ricota
1 ovo
Sal

Recheio parte 2:
400g de peito de frango
1 colher de sopa de bacon
1/2 copo de vinho branco seco
1 cebola média
1 dente de alho
Páprica doce
Salsinha
Sálvia
Azeite de oliva
Queijo parmesão

Modo de fazer:
Recheio
Pique o frango em pequenos cubinhos, com menos de 1cm, tempere com sal, sálvia e alho e deixe tomar gosto por uns 15 minutos.
Descasque as batatas e mandioquinha e leve ao fogo com sal até ficarem macias. Escorra, amasse os dois tipos de batata, deixe esfriar, adicione o creme de leite, o creme de ricota e o ovo ligeiramente batido. Misture bem, ajuste o sal e reserve.
Em uma panela ou frigideira com fundo largo, leve ao fogo o bacon, com um pouco de azeite, assim que estiver levemente dourado, adicione a cebola e assim que estiver transparente, adicione o frango, em fogo alto e mexendo com frequência até ficar bem refogado. Quando a frigideira ficar seca polvilhe páprica a gosto e regue com vinho, aos poucos, para refogar e não cozinhar no líquido. Repita o processo até a carne ficar bem corada e no ponto. Desligue o fogo e deixe esfriar. 
Misture o purê com o frango, adicione a salsinha, ajuste o sal e reserve.
Massa
Coloque a farinha em um recipiente, junte o ovo, o sal e a manteiga. Misture com a ponta dos dedos até virar uma farofa grossa. Vá adicionando água às colheradas até que a massa chegue no ponto de desgrudar das mãos e vire uma bola. Embrulhe em filme plástico ou coloque em um saquinho limpo e deixe na geladeira por 15 minutos.
Em uma forma de fundo removível ou em uma tarteira untada, abra a massa moldando com as mãos, preenchendo o fundo e a lateral com aproximadamente 2cm de altura. Com um garfo faça furos na massa e leve ao forno médio e pré-aquecido por uns 20 min.
Retire do forno, espalhe a mistura de purê e frango, polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao fogo até ficar douradinho, aproximadamente 30 minutos.