Acompanhamentos, Lanches e Petiscos, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Ovo com moranga na cocotte

Os franceses criaram um prato simples, delicioso e elegante, conhecido como Eufs en Cocotte, ou em bom português, Ovos em Cocotte. Geralmente composto por uma cama de vegetais ou carnes, coberto com ovos envoltos em nata.

Em tempos de tentativas de dieta, é necessário mudar algumas receitas, por isso preparei este prato sem usar nata ou creme de leite. O resultado é uma delícia, um prato completo para jantar saudável e charmoso.

Ingredientes:
1/2 moranga cabotiá média
1 cebola pequena
Salsinha
2 ovos
Azeite de oliva
Manteiga
Pimenta
Sal

Modo de fazer:
Descasque a moranga, corte em cubos de aproximadamente 1,5cm, corte a cebola em rodelas, em um refratário coloque a moranga e a cebola, regue com um pouco de azeite de oliva, coloque alguns ramos inteiros de salsinha, adicione sal e misture. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos até ficar macia.

Retire do forno, descarte os ramos de salsinha e reserve.

Unte as panelinhas com manteiga, adicione a moranga assada, em seguida quebre um ovo sobre a moranga, (deixe para adicionar sal no final do preparo), coloque as panelinhas dentro de uma forma com água e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos, até a gema ficar no ponto ideal.

Retire do forno, ajuste o sal e pimenta e sirva com torradinhas.

Com batata palha também fica uma delícia.