Doces, Pães Doces

Cuca Alice

As cucas são super tradicionais no Sul do Brasil, o nome vem da palavra alemã kuchen, que significa torta ou bolo, a receita da cuca foi trazida pelos imigrantes alemães e se espalhou por toda a região sul.

Existem cucas de diversos sabores, recheadas com doce de leite, frutas, coco, todas são deliciosas, mas as mais tradicionais são sem recheio e com uma cobertura feita com uma farofa com manteiga.

Esta é uma receita da minha mãe, que há anos faz essa cuca deliciosa. Quanto a origem do nome Cuca Alice, não faço a menor ideia de onde vem, deve ter sido alguma Alice que preparou essa cuca e a receita foi se espalhando.

Ingredientes para a cuca:
2 colheres (sopa) de adoçante líquido
1 copo de água morna
1 copo de leite morno
1 copo de açúcar
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de nata ou creme de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de fermento biológico seco

2 ovos
Farinha de trigo
Noz-moscada
Erva-doce
Para a farofa:
4 colheres (sopa) de manteiga
3/4 de xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de açúcar demerara ou cristal
Raspas de limão
Modo de fazer:
Cuca:
Deixe reservada a farinha, o fermento, a noz-moscada e a erva-doce.
No liquidificador coloque os outros ingredientes para a cuca e bata rapidamente. Coloque o líquido em um recipiente e então adicione a noz-moscada, a erva-doce, um pouco de farinha e todo o fermento, continue amassando e adicionando a farinha até obter uma massa leve que desgrude das mãos.
Cubra a massa com um pano e deixe descansando por 20 minutos, mantenha o ambiente com uma temperatura quentinha, para facilitar a fermentação.
Depois dos 20 minutos, unte as formas, de preferência com furo no meio, divida a massa em partes e coloque nas formas. Geralmente depois de assadas as cucas triplicam de tamanho, por isso, observe ao dispor a massa nas formas.
Uma dica para para obter um resultado ainda melhor é fazer uma trança com a massa.
Após colocar a massa nas formas deixe crescer até dobrar de tamanho.
Farofa:
Enquanto a massa cresce, prepare a farofa, em um recipiente coloque a manteiga, a farinha, o açúcar e as raspas de limão. com a ponta dos dedos vá misturando até obter uma farofa.
Espalhe a farofa sobre as cucas, e leve ao forno pré-aquecido a 200C até ficarem douradinhas.
Obs. Essa receita rende duas cucas em formas redondas de aproximadamente 23cm, se seu forno for pequeno para as duas formas, faça metade da receita.