Salgadas, Tortas, Vegetarianas

Torta de tomate cereja com berinjela

Tortas ou quiches são uma opção prática e gostosa para uma refeição e também para um lanche, usando a criatividade você pode preparar inúmeras combinações que sempre ficam deliciosas. A inspiração dessa receita vem do blog Sabor Sonoro que eu adoro, porém fiz algumas adaptações, como não tinha palmito em casa, fiz minha versão com berinjela.

Ingredientes para a massa:
100g de manteiga fria em pedaços pequenos
200g de farinha de trigo
1 ovo
1 pitada de sal

Recheio:
500g de tomates cereja
100g de creme de leite (de preferência fresco)
100g de creme de ricota
2 ovos
noz moscada
150g de mussarela
200g berinjela
1/2 cebola
manjericão fresco a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Em um recipiente coloque a manteiga gelada cortada em pequenos cubos, acrescente a farinha e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa, acrescente o ovo e o sal e misture bem com as mãos, até obter uma massa homogênea, caso a massa esteja muito seca adicione uma colher de água gelada. Faça um bola, enrole a massa em filme pástico e leve para a geladeira por uma hora.

Em uma friideira com um pouco de óleo refogue reapidamente a berinjela picada com a cebola, até ficar murcha e douradinha, ajuste o sal e reserve para esfriar. Em um recipiente adicione o creme de leite, o creme de ricota, misture bem, acrescente os ovos, o mussarela ralada, a noz moscada, adicione a berinjela fria, o manjericão, ajuste o sal e a pimenta e reserve.

Retire a massa da geladeira, com um rolo abra a massa, forre o fundo e parte das laterais, recheie com a mistura e cubra toda a superfície com tomates cerejas partidos ao meio, com a polpa virada para cima.

Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 30 minutos a 200C.

Decore com majericão e sirva.

Dicas:
Nunca sirva quiche muito quente, o ideal é descansar até ficar morna, o sabores ficam muito mais definidos.
Substitua parte do creme de leite por iogurte natural.