Bolinhos, Bovina, Carnes, Lanches e Petiscos, Salgadas

Keftedes

Você já experimentou keftedes? Keftedes são almondegas em grego e podem ser servidas como bolinhos ou acompanhadas de um bom molho de tomate e macarrão.

Esse é um bolinho com sabor especial, em função do purê de batata e do tempo de descanso, fica super bem temperado. Eu fiz parte dos bolinhos fritando com óleo como na receita abaixo e metade assado no forno, as duas opções ficaram maravilhosas, por isso, não deixe de preparar esse prato para evitar as nocivas frituras.



Ingredientes:
600g carne bovina ou de cordeiro (moída)
2 batatas
200g de cebola
100ml de azeite
folhas de hortelã ou salsinha
2 ovos
1 colher de (sopa) vinagre
50 g de farinha
sal e pimenta

Modo de fazer:
Descasque e lave as batatas. Cozinhe por 30 minutos em água fervente com sal. Retire-as da panela, deixe esfriar e esmague com um garfo.

Descasque, corte as cebolas ao meios e corte em rodelas. Em uma frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de óleo, doure as cebolas e reserve. Lave e pique a hortelã ou salsinha.

Enquanto isso, em uma tigela misture a carne com ovos, adicione o purê de batatas e a água, ajuste o sal e a pimenta. Em seguida adicione a cebola, o vinagre e a hortelã. Misture bem, cubra a tigela e deixe descansar por pelo menos 4 horas na geladeira.

Após o tempo de descanso, misture todos os ingredientes novamente. Faça croquetes 3 cm de comprimento e 1,5 cm de largura, em seguida passe-os na farinha com cuidado.

Em uma frigideira quente, coloque o resto do óleo e adicione os croquetes, em fogo médio cozinhe-os virando para que todos os lados fiquem bem cozidos e dourados. Como eles vão ao fogo com pouca gordura o processo é um pouco mais demorado que uma fritura. Retire-os com uma escumadeira e deixe escorrer em papel toalha.

Sirva com uma salada.

Essa receita foi retirada do livro Larousse da Cozinha do Mundo.