Acompanhamentos, Entradas, Salgadas, Vegetarianas

Antepasto à espanhola

Preparar uma mesa com carinho, fazer uma refeição com prazer, transformam qualquer refeição em um momento especial, mas alguns detalhes dão um charme extra, um deles é servir antepastos com pãezinhos, estes são pequenos detalhes que enriquecem estes momentos. Essas pastinhas também são uma ótima opção para receber os amigos com petiscos.

Queria preparar um antepasto e como eu tinha pimentão e tomates na geladeira e resolvi criar um para chamar de meu e confesso que ficou maravilhoso e é assado, super prático, optei por fazer uma versão super apimentada, mas cada um pode ajustar ao seu gosto.

Ingredientes:
1 pimentão vermelho grande
4 tomates maduros grandes
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 colher de açúcar mascavo
2 colheres de vinagre balsâmico
Azeite de oliva
Pimenta e sal
Orégano

Modo de fazer:
Divida o pimentão em duas partes retire as sementes e corte-o em tiras de 0,5cm, corte os tomates, descarte as sementes faça tiras de 1 a 2 cm, divida a cebola em corte em rodelas finas, fatie o alho em finas lâminas.

Em uma forma coloque o pimentão, o tomate, a cebola e o alho, tempere com sal, pimenta e orégano, adicione o açúcar mascavo e o vinagre balsâmico e azeite de oliva, misture muito bem todos os ingredientes.

Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45min em temperatura média. Após este tempo retire o alumínio e asse por mais um tempo até reduzir os líquidos, e grudar sutilmente na forma, isso dá aquele sabor especial. O ponto ideal é quando os tomates se transformarem uma “pasta”, e os pimentões ficam murchos mas não perdem a forma.

Retire da forma coloque em um vidro com mais um pouco de azeite de oliva, sirva quente ou em temperatura ambiente com pães ou torradinhas.