Doces, Tortas

Torta de chocolate trufado

Eu sou uma verdadeira curiosa em relação a culinária, passo boa parte do meu tempo livre buscando receitas em livros e na internet, entre as minhas constantes pesquisas tenho meus blogs prediletos e um deles é o Sabor Sonoro que sempre tem ótimas receitas. 

Hoje decidi experimentar esta torta do blog, já estava de olho nela há um tempo, me faltam palavras para explicar essa maravilha, todos amaram. Fiz pequenas alterações, acrescentei rum e servi com calda de morango que deu um contraste divino.
Torta de chocolate simplesmente perfeita. Sirva com uma calda de morango.
Ingredientes para a massa:
250 g de farinha de trigo
90 g de açúcar refinado
130 g de manteiga sem sal
1 gema de ovo
30 ml de água gelada (aprox)

Ingredientes para o recheio:
300 g de chocolate meio amargo (de preferência um com 60% cacau)
90 g de manteiga sem sal
3 ovos inteiros ligeiramente batidos
1 lata de creme de leite sem o soro
50 g de açúcar refinado
1 colher (chá) de essência de baunilha ou avelã
100g de nozes em pequenos pedaços (opcional)

1 xolher (chá) de rum

Modo de fazer: 

Massa
Misture a farinha e o açúcar em uma tigela, junte a manteiga gelada cortada em cubinhos e com as pontas dos dedos vá dissolvendo a manteiga delicadamente, até obter uma espécie de “farofa”. 

Junte à farofa a gema de ovo e parte da água até a massa ficar homogênea. Enrole a massa em filme plástico e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora. Entre dois plásticos, abra a massa com auxílio de um rolo, até a espessura de 1 cm.

Transfira a massa para uma assadeira (aquelas de fundo removível, de preferência). Fure todo o fundo da massa com um garfo e refrigere por mais 20 minutos.

Asse em forno aquecido a 200ºC por 10 minutos. Baixe a temperatura para 180ºC e asse por cerca de 15 minutos ou até que esteja cozida porém ainda não dourada. Retire do forno e deixe esfriar ligeiramente.

Recheio
Derreta o chocolate com a manteiga no microondas e deixe esfriar por 10 minutos. Misture os ovos ligeiramente batidos, o creme de leite, o açúcar, as nozes, o rum e a essência.

Despeje o recheio na massa pré-assada fria e leve ao forno à 190ºC por cerca de 20 a 30 minutos. Fique atento, a borda do recheio deve estar firme e o centro ainda líquido. Não deixe cozinhar demais.
Retire a torta do forno e resfrie antes de cortar. Polvilhe a superfície da torta com açúcar de confeiteiro e cacau em pó.

Eu optei por servir com a calda de morango dessa receita aqui.
Torta de chocolate simplesmente perfeita. Sirva com uma calda de morango.