Bolinhos, Lanches e Petiscos, Salgadas

Bolinho de bacalhau

Imagine um bolinho com uma textura super macia, crocante por fora e saborosíssimo… isso tudo é esse bolinho, é impossível parar de comer.

Eu costumo evitar frituras, mas hoje estava super afim de comer um bolinho de bacalhau, então resolvi preparar em casa. Conheci essa receita no Panelaterapia que sempre surpreende com receitas maravilhosas.

Ingredientes:
150g de bacalhau em lascas
2 batatas médias
1 cebola pequena
6 azeitonas verdes
2 dentes de alho
Farinha de rosca
Pimenta do reino
Óleo para fritar
Salsinha
Azeite

Modo de fazer:
Para começar dessalgue o bacalhau. Assim que estiver pronto para o uso você pode desfiar o bacalhau na mão ou se preferir use o processador (retire as espinhas antes).

Refogue no azeite a cebola e os dentes de alho picadinhos, acrescente as azeitonas picadas, continue refogando e então junte o bacalhau, misture bem e reserve.

Cozinhe as batatas sem casca, quando estiverem bem macias, escorra e amasse bem. Adicione o bacalhau refogado às batatas, coloque uma colher (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de farinha e rosca e um punhado de salsinha. Ajuste o sal e acrescente pimenta do reino à gosto.

Deixe a massa ficar em temperatura ambiente, passe azeite na palma da mão e molde os bolinhos. A massa é bem delicada mesmo, se achar necessário, junte mais uma colher de farinha de rosca para ficar mais firme. Passe-os na farinha de rosca e frite em óleo quente (não coloque mais do que 5 bolinhos de cada vez).

Servi com um molhinho de mostarda com mel, a combinação ficou ótima. Essa é no olhômetro mesmo, misture um pouco de mel com um boa mostarda, o sabor ideal é levemente adocicado.