Acompanhamentos, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Berinjela recheada

Adoro pratos com berinjela, principalmente os antepastos. A receita de hoje fez o maior sucesso e é super simples de fazer.

Você pode servir como entrada, ela tem uma ótima aparência por causa da casca e do  colorido do tomate. Essa receitinha também vai super bem como acompanhamento para qualquer prato.

Ingredientes:
2 berinjelas

2 tomates 
1 cebola pequena 
1 colher de azeitona 
50gr de ricota (aprox)
1 dente de alho 
Azeite de oliva
Queijo mussarela
Manjericão
Sal
Modo de fazer:
Corte as berinjelas com aproximadamente 4cm de altura, retire o miolo preservando um pouco da parede e o fundo, salgue generosamente as forminhas e coloque-as viradas para baixo sobre uma grelha por aproximadamente 30 minutos. Em seguida lave as berinjelas para retirar o excesso de sal. 
Pique a cebola, refogue com azeite de oliva, acrescente o miolo da berinjela picado e o alho doure até ficar macia, acrescente os tomates picados e sem sementes e refogue muito bem. Desligue o fogo, acrescente as azeitonas picadas e reserve. Assim que estiver quase frio acrescente a ricota esmagada com o garfo.
Coloque as “forminhas” de berinjela em uma forma untada, coloque algumas gotas de azeite de oliva dentro de cada uma, em seguida coloque o recheio e leve para assar até ficar macia, mas cuide pois deve ficar firme o suficiente para ter uma boa apresentação. Retire do forno, coloque um pedaço de mussarela sobre cada porção, decore com manjericão e sirva.
Eu sou alérgica a pimentão, mas você também pode substituir o tomate por pimentão vermelho, amarelo e verde como na receita que me inspirou do Oba Gastronomia.