Doces, Tortas

Clafoutis

O Clafoutis é uma típica receita francesa, criada em Limousin. A textura dessa receita é única, delicada, muito parecida com textura de flan. É uma receita gostosa, mas não fica entre as minhas preferidas.

Originalmente, é recheado com cerejas, preferencialmente negras, mas logo foram criadas versões com outras frutas, como groselhas ou ameixas. Para não descaracterizar a criação original, quando se usam outras frutas que não as cerejas, dá-se o nome de Flaugnard.

Ingredientes:
Manteiga e açúcar para untar

Cerejas negras com caroço e sem os cabos
½ xícara de açúcar
⅓ xícara de farinha de trigo
½ xícara de creme de leite fresco gelado
½ xícara de leite integral
sementes de ½ fava de baunilha
4 ovos
2 gemas
1 pitada de sal
½ colher de sopa de extrato de baunilha
¼ de colher de sopa de kirsch (opcional)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer:
Unte uma baixela de cerca de 30 cm (usei 2 de 15cm) com manteiga e polvilhe com açúcar. Preencha o fundo com as cerejas.

Bata as 2 gemas com metade do açúcar até ficar levemente cremoso. Acrescente o extrato de baunilha e reserve.


Bata o creme de leite com as sementes de baunilha e o kirsch até engrossar (sem chegar ao ponto de chantilly), acrescente o leite e misture suavemente. 
Peneire a farinha e a outra metade do açúcar em um bowl. Acrescente o sal e misture com o fouet. Abra um buraco no meio. Acrescente os ovos, um de cada vez até incorporar enquanto bate com o fouet. Por fim as gemas e então o creme de leite. Misture até ficar bem homogêneo.

Cubra as cerejas com esse creme e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente meia hora, ou até dourar. Após retirar do forno, espere alguns minutos e polvilhe com açúcar de confeiteiro e coloque uma bela cereja para decorar.