Bolos, Doces

Bolo delícia de chocolate

Esse bolo é simplesmente maravilhoso ele parece um brownie, cria uma casquinha crocante e é molhadinho por dentro, é uma bomba calórica, mas de vez em quando a gente pode se dar esse prazer. Não reparem na erosão, isso aconteceu pq tirei ele da forma ainda quentinho.

Retirei essa receita do livro Larousse do Chocolate, a receita não leva fermento mas eu preferi adicionar. Não se preocupe se ele achatar no centro, é assim mesmo. Vale a pena experimentar!!

Ingredientes:
4 ovos
150g açúcar
200g chocolate meio-amargo, ou amargo
40g farinha de trigo
100g farinha de amêndoas
150g manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 colher (sobremesa) fermento em pó

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 180C. Quebre os ovos e separe as claras. Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Pique o chocolate e leve para derreter em banho-maria. Em seguida, adicione a mistura de gemas ao chocolate. Misture a farinha de amêndoas com a manteiga, peneire a farinha por cima e mexa (no livro não havia nenhuma indicação, e fiz na batedeira). Adicione a mistura de chocolate e misture até ficar homogêneo, coloque o fermento em pó e misture para incorporar.

Bata as claras em neve, e incorpore-as à mistura, misture delicadamente com o auxílio de um fouet, para as claras não desmancharem. Unte e polvilhe com farinha uma forma redonda de 22cm. Despeje a massa na forma, e leve ao forno por aproximadamente 30 min, faça o teste do palito, deve sair sequinho.