Acompanhamentos, Bovina, Salgadas, Tortas

Escondidinho de charque com aipim

No último sábado me aventurei a cozinhar com charque, com o qual não tenho muita experiência, mas o resultado foi delicioso. É um prato simples para almoço de final de semana e só precisa uma boa salada para acompanhar. O corte que eu havia comprado tinha uma gordurinhas que eu não gosto, então essa limpeza acabou dando um pouco trabalho, proporcionalmente compensado pelo prazer de uma boa comida.

Ingredientes:
500gr de charque
1kg de aipim / mandioca
1/2 copo de requeijão
1/2 copo de leite
1 colher de sopa de manteiga
2 tomates sem sementes
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
Queijo parmesão
Azeite de oliva
Cebolinha
Pimenta

Modo de fazer
Em uma panela de pressão coloque o charque previamente dessalgado em cubos, cubra com água e coloque uma folha de louro, deixe cozinhar por aproximadamente 20min após começar a ferver, o charque deve ficar macio, escorra reservando o líquido do cozimento, desfie o charque retirando o excesso de gordura.

Enquanto uma panela cozinhe o aipim até que esteja macio, escorra e amasse ainda quente, acrescente o leite e a manteiga, (dependendo do tipo de aipim você pode colocar mais de leite para a mistura ficar levemente cremosa), ajuste o sal e reserve.

Em um frigideira coloque a cebola e o alho com um fio de azeite de oliva, refogue rapidamente e acrescente o charque desfiado e refogue muito bem para os sabores se incorporarem, caso seja necessário acrescente um pouco do líquido do cozimento. Quando estiver pronto, acrescente os tomates picados e mexa por mais um minuto, desligue e acrescente a cebolinha picada e a pimenta moída na hora.

Em um refratário coloque a primeira camada de charque, sobre esta camada passe espalhe o requeijão, cubra com o purê de mandioca, polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.