Salgadas, Tortas, Vegetarianas

Quiche de Alho Poró com Gorgonzola

Há dias eu estava super afim de fazer um quiche, aí fui em busca de uma massa integral e deliciosa, e, é claro que encontrei em um dos meus sites prediletos, o Panelaterapia, Vale a pena experimentar, a massa fica super crocante e você pode inventar milhares de recheios saborosos e servir com uma saladinha.



Vale a pena experimentar, a massa fica super crocante e você pode inventar milhares de recheios saborosos e servir com uma saladinha.

Ingredientes:
Massa
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
70 g de manteiga em cubos
1 ovo
Água
Sal

Recheio
2 ovos
2 alhos poró
100 g de queijo gorgonzola
200 g de creme de leite
1 colher de azeite de oliva
Queijo ralado
(Calculei quantidade aproximada, pois o rendimento do recheio pode variar, use a criatividade e faça os ajustes necessários).

Modo de fazer a massa:
Coloque a farinha em um recipiente, junte o ovo, o sal e a manteiga. Misture com a ponta dos dedos até virar uma farofa grossa. Vá adicionando água às colheradas até que a massa chegue no ponto de desgrudar das mãos e vire uma bola. Embrulhe em filme plástico ou coloque em um saquinho limpo e deixe na geladeira por 15 minutos.

Abra a massa, cubra as forminhas ou uma forma única maior e faça alguns furinhos com um garfo para que ela não estufe ao assar. Essa receita é para uma quiche média, eu fiz em forminhas pequenas de 10 cm, rendeu dez mini-quiches. Caso você não use toda a massa, guarde na geladeira bem embrulhada (quando for usar a massa que fica na geladeira por mais de 6 horas é preciso deixar 30 minutos em temperatura ambiente antes de abrir).

Para o recheio:
Em uma frigideira com o azeite de oliva, refogue o alho poró em cortado em rodelas, (para quiches eu utilizo todo o alho incluindo a parte verde), acrescente sal e pimenta e deixe esfriar. Coloque o refogado de alho nas forminhas, distribua o gorgonzola em pedaços. Bata ligeiramente os ovos, acrescente o creme de leite e misture bem, despeje a mistura sobre os quiches. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno médio até ficarem douradinhos.