Acompanhamentos, Bovina, Carnes, Salgadas, Tortas

Torta de carne com cerveja brown


Ingredientes:
500 gr de alcatra em cubos
60 gr de farinha de trigo
100 ml de óleo de soja
300 ml de caldo de carne
1 cerveja brown (aprox 250ml)
Massa folhada
1 cebola em cubos
Pimenta moída na hora
150 gr de cenoura em cubos
1 gema batida com uma colher de leite
Sal

Modo de fazer: 
Para o recheio da torta, ponha a cenoura e a cebola (cubos de aprox 2cm) em uma panela com um pouco de água e ferva por 10 minutos, escorra e reserve. Corte a carne em cubos de 3cm e tempere a carne com um pouco de sal e pimenta (lembre-se que o caldo também tem sal), passe os pedaços de carne na farinha. Aqueça o óleo de soja e frite a carne até ficar levemente dourada.

Usando uma escumadeira, transfira os pedaços de carne para uma panela grande e de fundo grosso, acrescente a cenoura, a cebola e a cerveja, leve para ferver em fogo médio e retire a gordura que subirá para a superfície, acrescente o caldo de carne e ferva em fogo médio, sem tampa por mais ou menos 1 hora e 30 minutos. A carne estará pronta quando estiver macia e o caldo ficar reduzido e espesso. Deixe esfriar, o ideal deixar esta carne na geladeira e só montar a torta no dia seguinte.

Coloque a carne em um refratário, em uma superfície enfarinhada, abra a massa folhada com o rolo, coloque a massa sobre o refratário, deixe mais ou menos 1 cm de massa fora das bordas do prato pois ela encolherá assando, faça alguns furinhos com um garfo e pincele a mistura de ovo e leite.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 e asse a massa até que ela esteja bem dourada.

Dica: Você também pode colocar cogumelos paris nesta receita, porém eles devem ser acrescentados à carne apenas nos últimos 15 minutos do cozimento.