Doces, Sobremesas, Tortas

Strudel de maçã

Apesar de ser conhecida como uma receita de origem alemã, essa delícia foi criada em Viena na Áustria e  espalhou-se pela Alemanha. Experimente ale cada segundo investido no preparo. Pode ser servida com sorvete de creme ou nata.

Deliciosa receita de origem alemã.

Ingredientes:
1 folha de massa de filo (aprox 55×20)
100gr de uva- passa
3 maçãs
1 limão
60gr de açúcar refinado
1 colher de canela em pó
30gr de açúcar confeiteiro
Creme de leite batido para servir (opcional)

Modo de fazer:
Para o recheio branqueie a uva-passa em água fervente por dois minutos, enxague em água fria e escorra bem. Retire a casca das maçãs, corte ao meio, retire as sementes e corte cada metade em fatias de 2mm de espessura. Ponha em uma vasilha com o suco de limão, o açúcar refinado, a canela e a uva-passa e deixe descansar por 10 minutos.

Pre-aqueça o forno a 180°C, disponha a filo sobre papel alumínio ou um pano de prato com uma das extremidades menores voltada para você. Espalhe o recheio de maneira uniforme sobre toda a massa. comece a enrolar pela extremidade mais próxima de você aplicando leve pressão, use o pano para ajudar.
Coloque o strudel numa assadeira untada, se desejar pincele a superfície com manteiga, asse por 30 minutos até ficar dourado e crocante. Ainda quente disponha-o em uma travessa e polvilhe o açúcar confeiteiro. Se desejar sirva com creme de leite batido.

Comprei a massa filo pronta, ela fica no setor de massas congeladas nos supermercados, tem nas lojas Zaffari e Bourbon.  É uma massa super fina, um pouco chata de se trabalhar, mas o resultado compensa.